Não foi preciso mais de meia hora para que as ruas do bairro de Little Havana, em Miami, nos Estados Unidos, se enchessem de cubanos emigrados a festejar a morte de Fidel Castro. Com panelas, bandeiras, buzinas, música e fogo-de-artifício, milhares de pessoas celebraram um momento que há muito aguardavam e os festejos estenderam-se ao longo de todo o dia deste sábado. E para quarta já está marcado um novo evento, alternativo às cerimónias fúnebres.

“Estamos a sofrer há muitos, muitos anos”, disse à estação de televisão MSNBC uma mulher que diz que esperou vinte anos para poder vestir uma camisola com a mensagem “O teu dia chegou”.

“Toda a gente está feliz. Este tipo já não nos vai causar mais danos”, disse Antonio Hernández, um exilado de 76 anos que está em Miami desde 1980, à Associated Press. A previsão de Hernández é que Raúl Castro não vai ficar muito tempo no poder, mas diz que “todo o mundo tem de estar atento, não apenas os cubanos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jay Fernandez, outro cubano em festa citado pela Associated Press, declarou que “isto é como o carnaval” e deixou uma mensagem específica: “Satanás, o Fidel é teu agora. Dá-lhe o que ele merece. Não o deixes descansar em paz”.

Ao longo dos últimos sessenta anos, milhares de cubanos fugiram do país e exilaram-se no ponto dos Estados Unidos mais próximo de Cuba: Miami, na Florida.

E os festejos estenderam-se pelo dia de sábado, com milhares a cantarem e dançarem nas ruas.

Evento na quarta para enviar mensagem de liberdade a Cuba

Entretanto, o autarca de Miami, Tomás Regalado, de origem cubana, já veio dizer que na próxima quarta-feira haverá uma cerimónia para enviar uma a Cuba: uma “mensagem muito clara” de “liberdade”.

“Cuba precisa de liberdade, que é a palavra que ainda não foi alcançada, mas é importante que se repita. Essa deve ser a única meta e opção”, declarou.

Os organizadores do evento apresentam-no como sendo uma alternativa às cerimónias fúnebres em Havana.