A Lamborghini, reputado construtor italiano de superdesportivos, que há muito faz parte do grupo VW, escolheu Portugal para rodar o seu mais recente anúncio. O local ideal para um fabricante cujo modelo mais simples e pacato oferece a módica quantia de 580 cv e passa pelos 320 km/h como se nada fosse.

As filmagens decorrem entre o autódromo do Estoril e a Arrábida, com inúmeras imagens colhidas em Lisboa, onde a noite foi de festa. Isto porque se todos nos vemos obrigados a respeitar os limites de velocidade, os pilotos contratados para as filmagens tiveram aquelas zonas da capital fechadas ao trânsito, para poderem brincar à vontade e com toda a segurança. E lá estão as imagens para o provar: desde atravessadelas na Praça dos Restauradores a passagens pelo túnel do Campo Grande a dar-lhe gás, vê-se de tudo.

Contudo, isto é um filme, pelo que o que se diz não corresponde à realidade. Não nos referimos às habilidades dos Lamborghini, mas sim aos oráculos que surgem sobre as imagens, associando os modelos a determinados locais por essa Europa fora. Sucede, porém, que foram todos filmados em Portugal.

Assim, se o Huracán Spyder que aparece logo de início, como estando algures em Portugal ocidental, corresponde à verdade, pois vê-se ao fundo a zona da Expo e a conhecida pala concebida por Siza Vieira, já o mesmo não acontece com o Huracán Coupé, que se diz estar nos Alpes italianos, mas na realidade está em plena Serra da Arrábida. O Huracán Spyder amarelo que aparentemente está estacionado junto a uma elegante vivenda no Sul de Espanha, está na realidade algures no Algarve, na zona na praia da Luz – e, se quiser participar, ajude-nos a identificar o local através da caixa de comentários –, enquanto o Huracán Coupé RWD que aparece junto a um miradouro, alegadamente no Norte de França, está sim na Arrábida e a praia que se vê ao fundo é a do Creiro, no Portinho da Arrábida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[jwplatform sWGd2ZXn]

O mais recente filme promocional da Lamborghini serve para revelar a gama do Huracán, o modelo mais em conta do fabricante, uma vez que possui um motor “pequenino”, especialmente se comparado com o mais potente dos modelos da marca, o Aventador, cujo V12 de 6,5 litros debita 700 cv.

O Huracán vai passar a oferecer quatro versões, com dois níveis de potência distintos para o mesmo motor V10 com 5,2 litros. O RWD (rear wheel drive), com apenas tracção traseira, usufrui de 580 cv e é capaz de atingir 320 km/h, tendo em alternativa a versão de 610 cv, que atinge mais 5 km/h de velocidade máxima e beneficia de tracção às quatro rodas. Ambas as motorizações podem ser fornecidas em forma de Coupé, com carroçaria fechada, ou descapotável, que a marca apelida de Spyder.

Se está interessado, saiba que temos uma boa notícia e outra má. A boa é que o modelo está equipado com a tecnologia cylinder on demand, que anula uma bancada do V10 quanto não é necessária muita potência, o que reduz o consumo médio para apenas 12 litros. A má é que o Huracán mais sofisticado é proposto em Portugal por 263 mil euros.