Os reis de Espanha iniciam esta segunda-feira no Porto uma visita de Estado de três dias a Portugal, que os levará também a Guimarães e a Lisboa, onde Filipe VI discursará na Assembleia da República na quarta-feira.

Filipe VI e Letizia são recebidos esta manhã no Porto com honras militares e uma sessão solene na câmara municipal, deslocando-se depois para a Fundação de Serralves, onde visitarão a exposição do artista plástico catalão Joan Miró. De acordo com o programa da visita, ainda na segunda-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, oferece aos monarcas espanhóis um jantar no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

Filipe VI e Letizia visitam na terça-feira o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, almoçando no Palácio da Bolsa, com empresários portugueses e espanhóis, almoço oferecido pelo presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira.

À tarde, os reis de Espanha viajam para Lisboa, sendo recebidos nos Paços de Concelho da capital. O primeiro-ministro, António Costa, oferece depois um jantar aos monarcas no Palácio das Necessidades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na manhã do último dia da visita, na quarta-feira, os reis de Espanha são recebidos na Assembleia da República, para uma sessão solene realizada a propósito da visita e na qual Filipe VI discursará. De acordo com o cerimonial da sessão solene de boas-vindas dos reis de Espanha divulgada pelo parlamento português, Filipe VI discursará, assim como o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Em democracia, oito chefes de Estado estrangeiros discursaram na Assembleia da República, um dos quais o pai de Filipe VI, o rei Juan Carlos, em 2000. Os monarcas seguem depois para a residência do embaixador de Espanha em Lisboa, no Palácio de Palhavã, na Praça de Espanha, para uma receção com a comunidade espanhola residente em Portugal. A visita termina com a deslocação de Filipe VI e Letizia à Fundação Champalimaud.

A última vez que os reis de Espanha visitaram Portugal foi em julho de 2014, na primeira visita oficial enquanto monarcas do país vizinho, a segunda deslocação internacional depois da proclamação de Filipe VI, cerca de um mês antes. A primeira tinha sido ao Vaticano.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, efetuou a primeira deslocação oficial após tomar posse ao Vaticano e a Espanha, só que o chefe de Estado português fê-lo uma semana após jurar a Constituição Portuguesa e realizou as duas visitas no mesmo dia.

Filipe VI esteve presente na tomada de posse de Marcelo, que quando esteve em Madrid convidou os reis de Espanha a visitar Portugal. Os dois chefes de Estado encontraram-se pela última vez em setembro em Nova Iorque, na sede das Nações Unidas, onde se encontravam para participar na 71.ª sessão da Assembleia Geral da ONU.