É “improvável” que o Reino Unido continue no mercado único europeu. De acordo com um memo secreto que está a ser divulgado pela imprensa britânica — após uma reunião na residência oficial da primeira-ministra Theresa May –, é “improvável” que o país continue a beneficiar do Mercado Único depois de sair da União Europeia. Segundo o The Telegraph, o memo cita a “dificuldade na implementação” do Artigo 50, que é o ponto de partido das negociações.

“Dificuldades na implementação do Artigo 50 – Barnier quer ver primeiro como é que está o acordo. Tem de ser feita em paralelo – 20 negociações estranhas. Manter os dois anos. Não vão ser fornecidos mais pormenores. Achamos que é improvável que nos seja oferecido o Mercado Único. Manufaturação relativamente direta. Transitória – Repugnância em fazê-lo. Whitehall vai segurar. Temos de pôr fim às negociações”, lê-se no memo citado pelo TheTelegraph.

O Governo britânico já veio adiantar que o documento não é oficial e “que não representa a posição do Reino Unido nas negociações do Brexit”, conta a publicação britânica, que não especifica quem mais esteve presente na reunião. Contudo, sabe-se que o memo foi levado da reunião por uma assessora do vice-presidente do partido, Mark Field.

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, tinha dito em junho que se os britânicos decidissem abandonar a União Europeia também deixariam de poder contar com algumas benesses, como o acordo que foi oferecido à Noruega e à Suíça. “Será uma decisão contra o mercado único”, disse na altura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O mercado único é um mecanismo de integração económica que permite que haja livre circulação de pessoas, bens, mercadorias, serviços e capitais na União Europeia.

O Ministro das Empresas, Greg Clark, disse à BBC que estava interessado em ver o documento porque, tendo em conta o que veio a público, “não refletia as conversas que têm estado a ocorrer em Downing Street”. No memo, lê-se que o responsável da União Europeia pelas negociações, Michel Barnier, “quer ver primeiro o que é que a proposta do Reino Unido contém”, mas que não vão ser fornecidos mais detalhes sobre o assunto.

A primeira-ministra britânica Theresa May tem recusado avançar com pormenores sobre a estratégia que o Governo está a delinear para o acordo com a União Europeia.