Uma “evidente piada de mau gosto”, considera o Sporting. As palavras, em comunicado divulgado esta terça-feira, surgem em reação ao vídeo de promoção ao jogo que opõe o Benfica e o Nápoles, para a Liga dos Campeões, lançado pela RTP. A promoção começou a ser transmitida precisamente no dia em que o Sporting voltava a defrontar o Arouca (agora para a Taça da Liga, depois dos problemas do jogo do campeonato).

E como é que isto está tudo ligado? É que, mesmo nos últimos segundos, o vídeo — que soma mais de 13 mil visualizações no Youtube — faz uma referência explícita ao episódio que envolveu o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, e o presidente do Arouca, Carlos Pinho, que se passou nos balneários de Alvalade no último confronto entre os dois clubes.

Barbas, um conhecido adepto benfiquista, expulsa do seu restaurante um cliente que lhe pede uma pizza napolitana. Desagrado com a reação do dono do espaço, o cliente sopra uma nuvem de fumo para a cara de Barbas.

https://www.youtube.com/watch?v=IpcSzmV_0uU

O momento é tirado a papel químico dos acontecimentos de Alvalade. E os dirigentes sportinguistas fizeram questão de assinalar que não acharam muita piada às (mais que evidentes) semelhanças com a realidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Sporting CP repudia de forma veemente o tom provocatório da parte final da referida promoção em que alguém atira uma baforada de fumo para a cara de outro interveniente”, refere o comunicado, acrescentando que o clube “entende que a utilização desta imagem para fazer uma evidente piada de mau gosto é um insulto ao Clube e aos Sportinguistas”.

O próprio momento escolhido para a divulgação das imagens motivou um comentário de Alvalade. “Não deixa também de ser infeliz, tendo em consideração o contexto anterior a este jogo” em que os dois clubes se defrontam para a Taça da Liga.

A SIC teve acesso às imagens do circuito interno de Alvalade, que registaram os confrontos entre os dois dirigentes desportivos. Foi a 6 de novembro.

https://www.youtube.com/watch?v=GjESr8VdE3w

O caso ainda faz correr tinta. E, esta terça, a RTP ficou debaixo de fogo com o vídeo preparado para o último encontro do Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões. “O Sporting CP não pode deixar de lamentar que o Canal Público de Televisão, que é pago por todos os contribuintes em que se incluem mais 3,5 milhões de Sportinguistas, se preste ao papel de amesquinhamento de uma instituição que tem 110 anos de História e que, também por isso, é merecedora de mais respeito”.

O Sporting exige “respeito” e considera que “não é com recurso a este tipo de provocação gratuita que se promove o bom ambiente e relacionamento no desporto em geral e no futebol em particular”.

Desta vez, o presidente do Arouca optou por não acompanhar a sua equipa na deslocação a Alvalade, a contar para a Taça da Liga.

[o vídeo com a promo da RTP foi, entretanto, apagado do Youtube]