Quinze anos passados sobre o início da sua laboração em 2001, a fábrica da Mini em Oxford acaba de atingir a marca das 3 milhões de unidades produzidas. Com o exemplar 3.000.000 a sair das respectivas linhas de montagem a ser um Mini John Cooper Works Clubman, o primeiro modelo da marca a combinar a mais recente e poderosa evolução da sua mecânica mais desportiva com o novo sistema de tracção integral All4.

Ao longo da última década e meia, muito mudou na actividade da Mini e, por consequência, na da sua fábrica. Em 2001, eram produzidos em Oxford 300 automóveis por dia, mas hoje são construídos praticamente mil, com os seus 4.500 funcionários a assegurarem a produção de praticamente um novo Mini por minuto. Sendo que 80% da sua produção se destina à exportação.

Reflexo de uma outra realidade: se, em 2001, a marca britânica vendeu quase 40 mil automóveis, em 2015 esta cifra aumentou para praticamente 340 mil unidades. Para estes resultados concorreram decisivamente todas as três fábricas que a Mini possui no Reino Unido: em Hams Hall, perto de Birmingham, onde são fabricados os motores, em Swindom os componentes em chapa de aço para o chassi e carroçaria, para depois Oxford assegurar a produção da carroçaria, a pintura e montagem final.

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