Preparar o futuro, despertar consciências e abrir horizontes enquanto se é estudante. Foi este o mote da terceira edição do Começar Hoje, uma conferência que juntou 400 jovens em Oliveira do Bairro, Aveiro, no passado dia 19 de novembro. Para o ano, a organização quer levar o conceito a mais três cidades do país.

“Queremos alargar ao maior número possível de pessoas de outros pontos do país para que consigam ter acesso a este tipo de conceito e de contexto”, nota ao Observador Miguel Frade, um dos organizadores.

Com a participação de 19 convidados de todo o país e de setores de atividade tão diversos como o design, os serviços ou a comunicação, a conferência pretendeu alertar os jovens para a necessidade de começarem a construção do seu percurso profissional enquanto são ainda estudantes e não apenas quando entram no mercado de trabalho.

Na prática, o objetivo é fazer os jovens “acordar para a vida. É prepará-los para que, quando saírem do seu percurso académico, tenham uma noção muito mais real daquilo que é o mercado ou tenham feito já um caminho preparatório para esse momento”, refere Miguel Frade, responsável pela organização, ao Observador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A conferência, diz o organizador, alcançou “um grau de satisfação acima dos 90%” entre os participantes que chegaram de vários pontos do país, principalmente dos distritos do Porto, Coimbra, Lisboa, Aveiro e Viseu. Por isso, a organização está já a trabalhar para que em 2017 consiga realizar mais três edições, em diferentes cidades: uma no norte, uma no centro e uma no sul.

O Começar Hoje abrange uma faixa etária dos 16 aos 24 anos. Na primeira edição, em abril de 2015, a conferência juntou 80 pessoas. O número subiu para mais de 170 na edição de novembro e, este ano, chegou aos 400 estudantes. É um “work in progress”, reconhece Miguel Frade.

Para o ano, o responsável da organização prevê algumas alterações nos moldes em que se realiza a conferência, para que, além dos debates, os jovens possam ter mais momentos de contacto e de trabalho entre si e com os convidados.

“O facto de ser uma conferência vocacionada para preparar os jovens para o futuro é algo que faz sentido para as empresas porque também elas estão à procura de recursos humanos que sejam os mais bem preparados no mercado”, salienta Miguel Frade.

Entre os oradores estiveram presentes, por exemplo, o diretor de marketing da Moche, Samuel Carvalho, o diretor-geral da Comic Con Portugal, Paulo Rocha Cardoso, e o Head of Talent Programmes & Employer Branding do Grupo Jerónimo Martins, Wojciech Zytkowiak. Alguns dos convidados desta edição demonstraram já interesse em participar nas próximas conferências, adiantou Miguel Frade.

Para o organizador, é essencial que cada jovem vá além do que aprende durante um curso para que haja profissionais com mais qualidade a sair das universidades. “Atualmente muito deste talento tem uma componente autodidata, que procura, que quer saber sempre mais através da internet, que lê livros, artigos. O que nós pretendemos com a conferência é dar um gosto àqueles que naturalmente acabam por não ter esta visão ou que muitas das vezes nem se apercebem que isto é uma mais-valia para eles”, considera Miguel Frade.

A organização da terceira edição do Começar Hoje esteve a cargo da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, da migfrade_Solutions, LampCoach e Ricardo Nora, com o apoio da Jerónimo Martins.