Já cheira a Natal. As ruas já estão iluminadas, os presépios montados e nos centros comerciais ouve-se em repeat o refrão de “All I Want For Christmas Is You”. Felizmente para que estão fartos de ouvir a famosa música de Mariah Carey, no mês de dezembro há muitos concertos que não incluem versões de Wham ou Chris Rea. Por esse motivo, reunimos algumas das iniciativas (a maioria de entrada gratuita) que vão encher o país, de norte a sul, de música durante o mês de dezembro.

Grande Porto, zona norte e centro

Na Casa da Música do Porto, no dia 3 de dezembro, a Escola Profissional de Música da Jobra vai apresentar um concerto especial dedicado à música portuguesa. O espectáculo está marcado para as 16h, os bilhetes custam 7,5 euros.

E como não podia faltar, a Orquestra Sinfónica do Porto vai levar à cena O Quebra-Nozes, o famoso bailado de Tchaikovski. O espectáculo será apresentado na Casa da Música em duas sessões — dia 16, às 21h, e dia 18, às 18. A direção musical estará a cargo de Michail Jurowski e narração de Rui Pereira. Os bilhetes custam 25 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O habitual concerto de Natal da Casa da Música acontecerá a 23 de dezembro, às 21h. No centro deste Santíssimo Natalno qual participará, como é já hábito, a Orquestra Barroca e o Coro da Casa da Música — estará a Missa para o Santíssimo Natal, de Alessandro Scarlatti, escrita para coro duplo. O alinhamento incluirá ainda as peças Concerto de Natal, de Arcangelo Corelli, e Omnes Saba, de Jacob Handl Gallus. A direção musical será de Laurence Cummings. A entrada custa 15 euros.

Madrid, SPAIN: Moscow Classic Ballet dancers performs during a rehearsal of 'The Nutcracker Suite' in Madrid, 19 December 2006. AFP PHOTO JAVIER SORIANO. (Photo credit should read JAVIER SORIANO/AFP/Getty Images)

“O Quebra-Nozes” é um dos bailados de Natal mais conhecidos (Photo credit should read JAVIER SORIANO/AFP/Getty Images)

A 6 de dezembro, a Orquestra Filarmónica das Beiras irá levar um Natal (En)Cantado ao Cine-Teatro de Estarreja, no distrito de Aveiro. O concerto, marcado para as 10h30 e direcionado exclusivamente para grupos escolares, irá incluir canções tradicionais de Natal que todas as crianças vão poder cantar em conjunto. No dia 13, haverá uma nova sessão, também às 10h30.

Quatro dias depois, a orquestra vai fazer-se à estrada para uma série de concertos em vários pontos da zona centro, onde apresentará as peças Oratória de Natal, Op.12, de Camille Saint-Saëns, e Vesperae Solennes de Confessore, K. 339, de Wolfgang A. Mozart. Por enquanto, estas são as datas agendadas:

  • 10 de dezembro: Igreja Matriz de Tondela (distrito de Viseu), às 21h30.
  • 11 de dezembro: Igreja Matriz de Albergaria, concelho de Coimbra, às 19h.
  • 15 de dezembro: concerto de Natal e do 43º aniversário da Universidade de Aveiro na Sé de Aveiro, às 21h30.
  • 17 de dezembro: Igreja de Albergaria-dos-Doze, no concelho de Pombal (distrito de Leiria), às21h30.

Grande Lisboa e zona sul

Em Lisboa, a partir de 3 de dezembro, haverá os já habituais concertos de entrada gratuita dedicados à época natalícia. A iniciativa, organizada anualmente pela EGEAC, irá este ano sair das igrejas lisboetas e estender-se a outros espaços, como o recém reaberto Capitólio, no Parque Mayer, com um repertório dos quatro cantos do mundo.

O concerto inaugural está marcado para esta sexta-feira, às 21h30, na Igreja de São Vicente de Fora, uma das grandes obras arquitetónicas do Dinastia Filipina, e estará a cargo do grupo romeno Vivarte. O alinhamento irá incluir uma seleção de obras famosas, de compositores clássicos como Mozart ou Schubert, e cânticos de Natal típicos da Roménia.

No dia seguinte, a Igreja de São Nicolau, na Baixa, irá receber o Coro Juvenil do Instituto Gregoriano de Lisboa para uma viagem através dos tempos. O repertório do concerto, que será acompanhado pelo som do órgão da igreja (datado de 1834 e originário do Convento de Xabregas), incluirá um conjunto de músicas de tradição popular e erudita. E canto gregoriano, claro.

No dia 7, quarta-feira, o Cine-Teatro Capitólio vai voltar a abrir as portas para receber a fadista Teresa Tapadas e a soprano Filipa Lopes, num espetáculo onde o fado e o canto lírico se cruzam. O concerto, marcado para 21h30, será acompanhado ao piano por Pedro Vieira de Almeida.

15235587_1396325347075040_3640165315151085245_o

O Capitólio reabriu no dia 25 de novembro para o Vodafone Mexefest (VODAFONE MEXEFEST)

A 9 de dezembro, a Escola de Música do Conservatório Nacional irá apresentar na Igreja de São Roque As Cantigas de Santa Maria, um conjunto de canções do século XIII (em galaico-português) dedicadas a Maria, mãe de Jesus. Para assistir ao concerto, é preciso levantar previamente os bilhetes (apenas dois por pessoa) na receção do Museu de São Roque, mesmo ao lado da igreja. O concerto começa às 21h30.

No dia seguinte, haverá um concerto na Igreja do Colégio São João de Brito, no Lumiar (às 16h), e no dia 11, o Coro Ricercare vai passar pela Igreja da Graça, no Largo da Graça, para cantar o Natal dos dois hemisférios. O concerto irá incluir obras de nomes consagrados, como o australiano Peter Sculthorpe e a neozelandesa Clare Maclean, mas também peças de novos compositores Matthew Orlovich e Stephen Leek. A representar Portugal estará a Primeira Cantata de Natal, de Fernando Lopes Graça.

No Cinema São Jorge, o Natal será comemorado em filipino numa homenagem da Escola de Música do Conservatório Nacional à professora de Teresita Gutierrez Marques, de origem filipina, que se despede este ano das funções académicas. O concerto, onde participarão várias formações da escola (Orquestra Sinfónica, Pequenos Cantores, Musaico e Coro Geral), será composto por temas clássicos natalícios da Rússia, Alemanha, República Checa e Portugal. Começa às 21h30.

No dia 15, serão dadas as boas-vindas aos que aterram em Lisboa com um concerto inesperado no átrio das chegadas do Aeroporto de Lisboa, às 19h30. O Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa irá apresentar temas natalícios dos quatro cantos do mundo, num repertório onde não faltarão também temas bem portugueses. No dia 16, o fado vai voltar a juntar-se à música clássica para um concerto na Igreja de Santo Agostinho de Marvila.

O concerto de encerramento da iniciativa Natal em Lisboa acontecerá a 17 de dezembro na Igreja de São Domingos, na Baixa lisboeta, pelas 21h30. O alinhamento do espetáculo, a cargo da Orquestra e Coro Sinfónico da Escola Superior de Música de Lisboa, incluirá as peças Requiem für Mignon Op. 98b, de Robert Schumann, Schiecksalslied Op. 54, de johannes Brahms, e Lauda Sion Op. 73, de Felix Mendelssohn.

No dia seguinte, a Orquestra Filarmónica Portuguesa vai estar no MEO Arena, no Parque das Nações, para o Grande Concerto de Natal. O repertório irá incluir peças de compositores como Grieg, Tchaikovsky, Vivaldi, Strauss e Rossini. Os bilhetes custam 19 euros.

Mas os concertos em Lisboa não se ficam por aqui. No Teatro Nacional de São Carlos, o Natal também começa mais cedo. Na verdade, já começou no dia 1, com o Festival de Natal, que decorrerá em três espaços distintos e que inclui 13 concertos (corais e sinfónicos) e atividades para toda a família, a maioria de entrada gratuita.

sao-carlos

De 1 a 23 de dezembro, o Teatro Nacional de São Carlos vai receber o “Festival de Natal”, pensado para toda a família (SEBASTIÃO ALMEIDA / OBSERVADOR)

O programa (extenso) de concertos corais é composto integralmente por um repertório natalício e terá lugar sempre no Foyer do São Carlos, às 13h ou às 18h (e sempre com entrada gratuita). No total serão oito espetáculos a cargo do Coro do São Carlos ou de coros infantis ou juvenis convidados:

  • 2, 5 e 13 de dezembro (às 13h): concerto do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, com direção musical de Giovanni Andreoli. O alinhamento inclui peças de George Frideric Handel, Joseph Mohr, Irving Berlin, entre outros.
  • 2 de dezembro (18h): concerto do Coro do Teatro Nacional de São Carlos.
  • 5 de dezembro (18h): concerto do Coro dos Pequenos Cantores da Academia de Amadores de Música e do Coro Infantil Cantat.
  • 7 de dezembro (18h): concerto do Coro de Câmara da Escola de Música do Colégio Moderno.
  • 13 de dezembro (18h): concerto do Coro juvenil de Lisboa.
  • 14 de dezembro (18h): concerto do Coro dos Pequenos Cantores do Conservatório Nacional.

O primeiro concerto sinfónico está marcado para dia 3, às 16h, na Sala Principal do teatro. A Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção de Natalie Murray Beale, irá interpretar as obras Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev e The Young Person’s Guide to the Orchestra, de Benjamin Britten. Os bilhetes já estão à venda e custam 10 euros.

No dia 18, a fechar o Festival de Natal, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do São Carlos irão acompanhar o pianista Simon Trpceski que, sob a direção de Pedro Neves, irá celebrar o Natal com obras de Maurice Ravel, Robert Shaw e Tchaikovsky. O concerto irá decorrer no Centro Cultural de Belém, às 21h, e as entradas custam entre 5 e 20 euros.

A pensar nos mais pequenos, o Teatro Nacional de São Carlos preparou ainda duas viagens musicais. A primeira, Papagaio Louro, destinada a crianças a partir dos três anos, irá decorrer no Foyer do teatro no dia 10 de dezembro, às 10h30 e 12h. A entrada é livre mediante doação de bens alimentares ou de higiene para bebés, que reverterão para a Associação CrescerSer.

A segunda iniciativa musical, A minha mãe ganso, é um concerto narrado por Natália Luiza e interpretado pela Orquestra Sinfónica Portuguesa. O espetáculo nasceu da vontade de oferecer uma viagem musical pela obra de Maurice Ravel, que se inspirou no livro de contos de Charles Perrault para compor Ma mère l’Oye. O espetáculo irá acontecer no Centro Cultural de Belém, no dia 16, às 18h. A entrada custa 6 euros.

A Orquestra Metropolitana de Lisboa vai estar no dia 9 de dezembro, às 21h, no Cineteatro D. João V, na Amadora, para um Concerto per la notte di Natale. O alinhamento inclui duas peças de Mozart e duas peças de A. Corelli. Os bilhetes custam 10 euros. No dia seguinte, a orquestra estará no Teatro Thalia, nas Laranjeiras, onde apresentará o mesmo espetáculo, com direção musical de Ana Pereira. Os bilhetes custam 12 euros.

O concerto de Natal da Orquestra Metropolitana está marcado para 2 de dezembro, às 21h30, na Igreja de São Pedro em Alcântara. O repertório será composto pela Oratória de Natal, Op. 12, de C. Saint-Saëns, e pela suíte do bailado O Quebra-Nozes. O concerto de Natal da Academia de Ciências, no dia 13, estará a cargo da Piccola Orquestra Metropolitana de Lisboa. O concerto, de entrada livre, está marcado para as 19h.

Nos dias 17 (16h) e 18 de dezembro (11h e 16h), o Coro e a Orquestra Gulbenkian vão apresentar no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian o espetáculo Natais do Mundo, uma viagem pelas mais belas canções de Natal dos quatro cantos do mundo. O alinhamento do concerto incluirá canções tradicionais de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Porto Rico, República Dominicana, Peru, Venezuela, Brasil e América do Norte. Os bilhetes custam 10 euros e os passes familiares (para dois adultos e uma criança até aos 12 anos) 20 euros. Estes estão apenas disponível para compra na bilhete da sede da Fundação Calouste Gulbenkian.

De 9 a 11 de dezembro, o Ballet Nacional Russo vai estar no Centro Cultural de Belém para apresentar O Quebra-Nozes. Os bilhetes custam entre 10 e 30 euros. E porque um Quebra-Nozes nunca é suficiente, o bailado de Tchaikovski também subirá ao palco do Teatro Nacional de São Carlos neste mês.

LEEDS, ENGLAND - DECEMBER 18: A ballet dancer waits in the wings for her turn to take the stage during a performance of The Nutcracker by Northern Ballet at the Grand Theatre on December 18, 2015 in Leeds, England. Northern Ballet is a dance company with a strong repertoire in theatrical dance productions where the emphasis is on story telling as well as classical ballet. Regarded as one of the world's greatest ballet companies they are committed to creating new ballets and tour widely to perform to audiences throughout the UK and abroad. (Photo by Ian Forsyth/Getty Images)

O Teatro Nacional de São Carlos e o Centro Cultural de Belém vão levar à cena o bailado “O Quebra-Nozes” (Ian Forsyth/Getty Images)

O Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, vai ser palco de dois concertos de Natal. No primeiro, a 19 de dezembro, será apresentada a peça Missa Étnica pela Paz, do compositor austríaco contemporâneo Lorenz Maierhofer, pelo Coral Luísa Todi e por outros três coros setubalenses. A obra — dinâmica e composta por diferentes ritmos de diferentes países — dá voz a diferentes personalidades do século XX que desempenharam um papel fundamental na defesa da paz, como João Paulo II, Nelson Mandela, Martin Luther King e Madre Teresa de Calcutá. A entrada custa entre 5 e 8 euros. O concerto começa às 21h30.

O segundo concerto, marcado para as 19h de 20 de dezembro, ficará a cargo da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi. O espetáculo, multidisciplinar, contará com a participação de todos os alunos da academia. Os bilhetes custam 3,5 euros.

A 16 de dezembro, a Orquestra Clássica do Sul iniciará uma digressão por várias localidades algarvias para apresentar o espetáculo Contos e Cantos de Natal, dedicado aos mais pequenos. A entrada é livre para todos os concertos:

  • 16 de dezembro (sexta-feira): Igreja Matriz de Albufeira, às 21h30.
  • 17 de dezembro (sábado): Igreja do Carmo, na Fuseta, às 21h30.
  • 18 de dezembro (domingo): Igreja de S. Pedro do Mar, em Quarteira, às 16h
  • 20 de dezembro (terça-feira): Centro Cultural de Lagos, às 19h
  • 21 de dezembro (quarta-feira): Igreja de Altura, em Castro Marim, às 21h30
  • 22 de dezembro (quinta-feira): Espaço Guadiana, em Alcoutim, às 18h
  • 23 de dezembro (sexta-feira): Teatro das Figuras, em Faro, às 18h30