Um avião da companhia aérea Qatar Airways aterrou esta manhã na Base das Lajes devido a uma emergência médica. Segundo fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, o avião aterrou por volta das 06h00 nas Lajes na sequência de uma emergência médica a bordo. Um dos passageiros precisava de cuidados médicos e foi posteriormente socorrido em solo açoriano.

Cinco horas depois de o avião ter aterrado — e enquanto os passageiros esperavam que a pessoa em causa fosse socorrida –, mais dois passageiros de idade avançada tiveram de ser assistidos. A mesma fonte garante ao Observador que o mal-estar das três pessoas tiveram causas diferentes, afirmando ainda que a ocorrência está “completamente fechada”.

Entretanto, a Lusa adianta que os três passageiros foram assistidos no Hospital de Santo Espírito. Segundo um comunicado do Conselho de Administração do Hospital da Terceira enviado à agência noticiosa, os “três passageiros de um avião da companhia aérea da Qatar Airways foram transportados durante a manhã de hoje do Aeroporto das Lajes”, na Terceira, para a unidade de saúde.

“Dois desses passageiros já receberam alta hospitalar, após observação no Serviço de Urgência. Um deles acabou por ser internado, sendo que o seu estado de saúde não inspira cuidados”, lê-se no mesmo comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Acrescente-se que um jornalista da Al-Jazeera estava a bordo do avião — que fazia a ligação entre o aeroporto de Washington/Dulles, nos Estados Unidos da América, e Doha, no Qatar — e escreveu no Twitter que terá sido a turbulência a “culpada” da emergência médica.

O jornalista registou ainda os momentos de espera na Base das Lajes. “Não há informação. Não há comida. Não há compaixão pelos mais velhos e pelas crianças”, escreve, afirmando ainda que a equipa da companhia aérea “abandonou” os passageiros.