Muitos amantes de programas de televisão sobre automóveis cresceram, e envelheceram, a acompanhar as emissões do Fifth Gear, criado em 2002 pelo Channel 5 com o recurso a antigos apresentadores do Top Gear, espectáculo que a BBC tinha interrompido no ano anterior.

Face aos programas concorrentes, o Fifth Gear vivia da presença de ex-pilotos no papel de apresentadores, alguns deles muito respeitados, como era o caso de Tiff Needell – dominador em Fórmula Ford, Fórmula Ford 2.0 e Fórmula 3, tendo mesmo disputado dois Grandes Prémios de F1 aos comandos de um Ensign –, e de Jason Plato, uma das maiores estrelas do BTCC (o campeonato inglês para Carros de Turismo), onde detém o maior número de vitórias e se sagrou campeão em duas ocasiões.

Foi sobretudo devido aos confrontos e às brincadeiras entre Needell e Plato que o programa atraiu audiência, onde era difícil decidir se os comentários eram mais impressionantes do que total domínio que revelavam possuir sobre os mais diferentes automóveis, mesmo os mais potentes e desportivos. A dupla era devidamente reforçada pela presença de Vicki Butler-Henderson, o terceiro piloto da equipa, com o Channel 5 a contar ainda com os jornalistas/apresentadores Tom Ford, Johnny Smith, Quentin Wilson e Adrian Simpson.

Ainda que algumas interrupções, o Fifth Gear manteve-se no ar durante 14 anos, 26 séries e 237 episódios. Até Maio de 2016, quando Tiff Needell anunciou a descontinuação do programa por falta de apoios comerciais. Mas se o Fifth Gear terminou para a televisão há seis meses atrás, a Barcroft Cars – que adquiriu os direitos ao Channel 5 – oferece agora a possibilidade de rever alguns episódios mais emblemáticos através do seu canal no YouTube. Para já, estão disponíveis quatro shows da Série 25, com muitos Ferrari F12, BMW i8, Aston Martin Vanquish, Porsche 911, Mercedes S63 AMG, Alfa Romeo 4C e o Citroën C4 Cactus.

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