O balanço provisório do incêndio que destruiu na noite de sexta-feira para sábado um armazém em Oakland (Califórnia), onde decorria uma festa de música eletrónica, aumentou para os 36 mortos, indicou esta segunda-feira a polícia.

“Encontrámos 36 vítimas” mortas no incêndio, indicou uma porta-voz da polícia do condado de Alameda, Tya Modeste, durante uma conferência de imprensa.

A chefe dos bombeiros de Oakland Teresa Deloach-Reed disse que o número de vítimas vai “certamente aumentar”. O balanço anterior do incêndio era de 33 mortos.

As autoridades pensam ter localizado a zona do edifício onde começou o incêndio, embora a sua causa ainda não tenha sido determinada.

Cerca de 70 por cento do edifício foi examinado e falta ainda procurar possíveis vítimas na parte de trás e à frente do armazém, precisou Deloach-Reed. Mas as equipas de socorro interromperam as buscas na frente do armazém, devido ao risco de desmoronamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As autoridades não sabem quantas pessoas participavam na festa no “Ghost Ship (Navio Fantasma)”, como era conhecido o edifício destruído pelas chamas.

Das 36 vítimas mortais, apenas 11 foram identificadas.

Mais de 70 bombeiros participaram na extinção do incêndio, um dos mais mortíferos dos últimos 20 anos nos Estados Unidos.