Bernardo Bertolucci quebrou o silêncio, “Há pessoas que pensaram, e que pensam, que a Maria não tinha sido informada da violência [da cena de sexo], mas isso é falso. Maria sabia de tudo, porque estava tudo descrito no guião. A única novidade foi a ideia da manteiga”, disse num comunicado divulgado esta segunda-feira, citado pela Variety.

A polémica instalou-se durante o fim de semana, depois de vários órgãos de comunicação social terem divulgado o vídeo em que Bernardo Bertolucci admitia que a cena em que o ator Marlon Brando utiliza manteiga como lubrificante para ter relações sexuais com a atriz Maria Schneider numa cena do filme “O Último Tango em Paris” não constava no guião original. Tinha sido pensada nessa manhã e a atriz teria ficado a saber pouco antes da gravação.

O realizador explicou que o vídeo tinha sido filmado na Cinemateca Francesa e que quer esclarecer o “mal-entendido ridículo, que continua a gerar reações da imprensa em todo o mundo”. “Eu especifiquei, mas se calhar não fui claro, que decidi com Marlon Brando não informar a Maria que utilizaria manteiga. Queríamos que a reação dela fosse espontânea àquela utilização imprópria”, disse.

Bertolucci afirmou, no vídeo de 2013, que queria que a atriz “sentisse a humilhação e a raiva”, em vez de a representar. “Para obteres qualquer coisa, acho que tens de ser completamente livre. Eu não queria que a Maria representasse a sua humilhação, a sua raiva. Queria que ela sentisse a raiva e a humilhação. E depois odiou-me durante toda a vida”, disse.

A atriz, que morreu em 2011 vítima de um cancro, já tinha dito em 2007 que se tinha sentido humilhada e um bocado violada” por Marlon Brando. Teve uma vida marcada pelo recurso a drogas, internamentos psiquiátricos e tentativas de suicídio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR