A Coreia do Norte criticou, esta segunda-feira, a Coreia do Sul por ter imposto sanções unilaterais como complemento à recente resolução da ONU, após o seu último teste nuclear, e acusou o Governo do país vizinho de “aumentar a confrontação”. “As constantes ações do grupo de Park (referência à Presidente sul-coreana, Park Geun-hye) para aumentar a confrontação com os compatriotas só precipitarão ainda mais a sua ruína”, expressou um porta-voz do Conselho Nacional de Reconciliação de Pyongyang.

O porta-voz, cuja mensagem foi divulgada pela agência estatal KCNA, qualificou como “uma quimera” as sanções impostas pela Coreia do Sul a indivíduos e entidades do país, ao considerar que não vão atingir o objetivo de isolar o regime. A Coreia do Norte considerou especialmente ofensivo que as sanções “se atrevam a incluir órgãos de liderança supremos e importantes funcionários do partido e do Estado”, segundo o comunicado.

Seul elaborou na sexta-feira uma lista negra com figuras próximas de Kim Jong-un, considerando que estão relacionadas com o programa de armas nucleares do regime ou com os mecanismos de obtenção de divisas para o financiar. Além da Coreia do Sul, também os Estados Unidos e o Japão decretaram medidas unilaterais para complementar a resolução 2321, emitida na semana passada pelo Conselho de Segurança da ONU como punição pelo seu quinto teste nuclear, levado a cabo em setembro. A resolução impõe um limite às vendas de carvão da Coreia do Norte e proíbe totalmente as de certos materiais como cobre ou prata, além de outras restrições comerciais.

A Coreia do Sul destacou, esta segunda-feira, o papel chave da China para tornar efetivas as sanções da ONU e instou Pequim a exercer a sua “responsabilidade” e aplicá-las rigorosamente, nas palavras de um porta-voz do Ministério da Unificação.

As sanções procuram forçar Pyongyang a abandonar o desenvolvimento de armas nucleares, algo que se considera pouco provável, já que o regime de Kim Jong-un as encara como o principal pilar da sua defesa e ignorou as resoluções anteriores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR