A Google lançou, esta segunda-feira, o Atelier Digital, uma plataforma destinada a ajudar jovens portugueses a trabalharem as competências digitais. Inicialmente, a formação será feita apenas através de cursos online e, no início de 2017, com sessões presenciais para pessoas com ou sem grau académico, empregados e desempregados.

Os cursos online disponibilizam 23 módulos que cobrem diferentes áreas, tais como: pesquisa, email, redes sociais, rede de display, vídeo, e-commerce e web analytics. Esta formação baseia-se em tutoriais em formato vídeo, seguidos de algumas atividades. No final de cada módulo, os formandos terão um teste para que possam obter uma certificação (reconhecida pela IAB Europe).

Esta oferta formativa deve-se também ao que a União Europeia anunciou como sendo uma das grandes prioridades económicas e sociais: o desenvolvimento de competências digitais. De acordo com a Comissão Europeia, prevê-se que sejam abertas mais de 820 mil vagas que exijam competências digitais, tendo por base a premissa de que as empresas que decidem apostar nas habilitações tecnológicas são as que possuem maior probabilidade de sucesso. No entanto, o mesmo estudo indica que 90% das empresas europeias não possui capacidades digitais.

Segundo a Google, em Portugal mais de metade da população não possui grandes competências digitais, sendo assim um país onde esta empresa decidiu apostar na formação, contando com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e da SIC Esperança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A formação dos jovens destina-se a dotá-los das ferramentas necessárias para que possam aproveitar as oportunidades da digitalização da economia e do empreendedorismo em Portugal. Na sessão de apresentação, esta manhã em Setúbal, esteve presente a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Nuno Mangas, e a presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão.

“Ao trazer esta iniciativa para Portugal estamos a contribuir também para ajudar os jovens portugueses a terem um acesso mais fácil, não apenas ao conhecimento mas também à formação imprescindível nos tempos de hoje, ao mercado de trabalho e também a contribuir para o empreendedorismo.” declarou, em comunicado, Francisco Ruiz, Diretor de Assuntos Institucionais da Google Portugal e Espanha.

Os cursos presenciais vão ter a duração de três dias e serão lecionados em várias cidades portuguesas, tendo início em Setúbal, Leiria e Aveiro. A formação online e presencial é gratuita e os interessados podem obter informações extra e inscrever-se através do site oficial do Atelier Digital Portugal.