O autor de banda desenhada francês Marcel Gotlib, criador do cão Gai-Luron, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, anunciou a editora Dargaud. “A família comunicou que Marcel Gotlib morreu hoje”, na sua casa, na região parisiense, acrescentou a Dargaud, manifestando a sua “enorme tristeza”.

Marcel Gottlieb, conhecido como “Gotlib”, lançou o cão Gai-Luron na revista semanal Vaillant em 1962, e na revista Pilote de René Goscinny, o criador de Astérix, criou a “Rubrique à brac” em 1968, uma série de banda desenhada excêntrica, de humor cáustico, de enorme êxito.

“Ele revolucionou a forma de fazer banda desenhada, com um ‘nonsense’ britânico e uma irresistível forma de gozar com tudo nas casas francesas. Marcel Gotlib era um génio, um mestre, um amigo e esta é a primeira vez que não nos faz rir”, escreveu a Dargaud, que lembrou “um desenhador virtuoso e iconoclasta”.

Gotlib nasceu em Paris em 1934, numa família de origem judaica húngara. Trabalhou com Franquin, René Goscinny, Albert Uderzo e Mandryka. Fundou ou cofundou várias revistas, como “L´Écho des savanes” em 1972 e “Fluide glacial” em 1975. Em 2014, o Museu de arte e história do judaísmo de Paris apresentou uma retrospetiva do trabalho de Marcel Gotlib por ocasião do seu 80.º aniversário.h

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR