As quatro gigantes tecnológicas, Google, Microsoft, Facebook e Twitter decidiram unir-se na luta contra o terrorismo criando uma base de dados partilhada de imagens e vídeos que o promovam. Nesta rede de partilha serão incluídos vídeos, imagens e até memes, que depois de serem identificados por uma das empresas como conteúdo impróprio e que promova o terrorismo, serão partilhados com as restantes para que esse mesmo conteúdo seja removido de todas as plataformas.

Segundo o comunicado partilhado, as empresas esperam “que esta colaboração leve a uma maior eficiência no combate enquanto continuamos a fortalecer as nossas políticas para ajudar a controlar o conteúdo problemático online”.

Uma vez que cada uma das empresas tem uma política diferente quanto ao que é considerado conteúdo terrorista, vão começar por partilhar apenas “as imagens e vídeos mais extremos”, uma vez que é mais provável que este conteúdo esteja a violar as políticas de conteúdo de todas.

A ideia é utilizar algo semelhante ao PhotoDNA – sistema utilizado para identificar fotografias de crianças que sofram de abuso sexual e reportar esses casos – desenvolvido pela Microsoft, mas adaptado ao terrorismo. Assim, o conteúdo que for identificado e reportado numa rede é apagado em todas, até porque torna-se “menos poderoso se for removido [apenas] do Facebook e não do Twitter e do YouTube”, reforçam as empresas.

Este movimento conjunto deve-se, em parte, à pressão que as empresas tecnológicas têm sofrido por parte dos governos de todo o mundo, relativamente à divulgação de propaganda extremista online.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR