789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Liga dos Campeões. A hora da verdade

Este artigo tem mais de 5 anos

É hoje! É hoje! Começa a última jornada da Liga dos Campeões e há muitas decisões em aberto. Veja as previsões do Observador antes de se sentar à frente da televisão.

O Benfica recebe o Nápoles, as probabilidades apontam para uma vitória dos encarnados. Será?
i

O Benfica recebe o Nápoles, as probabilidades apontam para uma vitória dos encarnados. Será?

FRANCISCO LEONG/AFP/Getty Images

O Benfica recebe o Nápoles, as probabilidades apontam para uma vitória dos encarnados. Será?

FRANCISCO LEONG/AFP/Getty Images

E agora é que é. Chegámos à última jornada. Hoje e amanhã ficamos a saber quem fica pelo caminho, quem vai para a Liga Europa e quem continua na Liga dos Campeões.

Mesmo depois da última jornada não ter corrido muito bem às equipas portuguesas, não só ainda é possível ver equipas nacionais nos oitavos de final, como até é bastante provável (pelo menos para o Benfica e o Porto)! Já o Sporting está completamente afastado da próxima fase.

Feitas as contas, a probabilidade do Benfica ou Porto serem eliminados da Champions é até menor do que a do Sporting ficar arredado das competições europeias até á próxima época e de Jorge Jesus poder tentar disputar a sua terceira final da Liga Europa. O Benfica tem cerca de 50% de hipóteses de terminar em primeiro lugar do grupo e perto de 30% de ficar em segundo. Já o Porto, apesar de estar matematicamente excluído do primeiro lugar, tem 83% de probabilidade de se qualificar em segundo lugar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assumindo que estamos certos e as elevadas probabilidades de passagem do Benfica e do Porto se materializam, o que esperar então das próximas fases? O Benfica tem apenas 7% de hipóteses de chegar à final, e o Porto ainda menos: 3%. E mesmo passar aos quartos de final começa a ser mais complicado, já que ambos têm menos de 40% de hipóteses ( o Benfica tem 38% e o Porto 30%). No entanto, estas probabilidades vão começar a ser mais voláteis assim que terminar a fase de grupos – partindo, claro, do princípio que o Benfica e o Porto passam!

Quanto aos grandes favoritos, vemos que por um lado, o Real Madrid começa a destacar-se e já tem 20% de hipóteses. Por outro lado, o Bayern já apenas tem 10% de probabilidade de vencer.

Mas, como temos vindo a dizer, estes números vão começar a mexer a sério na fase de eliminatórias.

Previsões da jornada

Começando pelas equipas portuguesas, vemos que o nosso modelo não dá grandes diferenças entre elas para esta jornada. O Porto é à partida quem tem a tarefa mais complicada, com apenas 44% de probabilidade de vitória frente ao Leicester. Casillas e Slimani são de facto velhos conhecidos. No entanto, o Leicester tem apenas cerca de 30% de hipóteses de vencer, pelo que o fator casa aqui pode ajudar.

Já Benfica e Sporting têm praticamente a mesma probabilidade de vitória (53% e 52%, respetivamente) e de derrota (21% e 22%). No caso do Benfica, a probabilidade de passar aos oitavos de final continua elevada, apesar da incerteza do resultado da receção desta noite ao Nápoles, e devido à probabilidade de vitória que o nosso modelo atribui ao Dinamo de Kiev: 50%. Já no caso do Sporting, como vimos acima, está a jogar para garantir a qualificação para a Liga Europa, pelo que certamente, quer Jorge Jesus, quer Bruno de Carvalho, não deixarão de motivar os seus jogadores em Varsóvia.

Quanto aos restantes jogos, há uma mistura de partidas altamente desequilibradas e com probabilidades de 80% ou mais para um dos lados: (PSG, Real Madrid, Manchester City e Juventus..) com partidas bastante equilibradas. O grande destaque vai, claro, para o Bayern-Atletico. Será que Simeone e os seus muchachos conseguem contrariar o favoritismo da equipa de Renato Sanches ( e companhia) e vencer em Munique?

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora