Apesar de já terem instalado todo o hardware necessário para garantir o funcionamento da nova geração do Autopilot – conhecido internamente como Enhanced Autopilot, o sistema da marca americana que vai assegurar a condução autónoma num futuro próximo –, todos os Tesla novos, produzidos depois de Outubro deste ano, contam na prática com menos funcionalidades do que os antigos no que respeita às ajudas à condução. Algo que, naturalmente, não é do agrado de boa parte dos seus clientes, alguns dos quais não hesitaram em manifestar a sua insatisfação junto do construtor californiano, nalguns casos, na pessoa do seu CEO.

Confrontado com a situação, Elon Musk utilizou a sua conta pessoal no Twitter para fazer saber que tudo irá mudar muito em breve, e até avança com um prazo. Segundo o empresário sul-africano, as prometidas novas funcionalidades do Autopilot 2 não só começarão a ser lançadas gradualmente dentro de 2 semanas, como conhecerão actualizações mensais ao longo dos meses seguintes.

Segundo avança o site Motor 1, a Tesla acrescenta que o novo sistema usufruirá de uma ligação entre o Autopilot e o sistema de navegação, o que permitirá aos veículos e de forma autónoma, ajustarem a respectiva velocidade às condições de tráfego com que se deparem, manterem-se na faixa de rodagem, mudarem de faixa sem que para tal seja necessária uma instrução do condutor, transitarem de uma auto-estrada para outra, saírem da auto-estrada quando o destino estiver final próximo, estacionarem autonomamente quando nas imediações de um lugar disponível, e entrarem e saírem da garagem do utilizador.

Ainda segundo a marca estadounidense, a autonomia de Nível 5 – ou seja a condução autónoma – estará pronta para ser lançada até final do próximo ano, já que o respectivo software está, presentemente, a ser exaustivamente testado e melhorado através da arquitectura de processamento de imagem Tesla Vision. Já o hardware, esse, há já algumas semanas que faz parte do equipamento de série de qualquer Tesla saído das linhas de montagem, contando que tenha sido fabricado depois de Outubro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR