Separador-NORTE

Música

Cristina Branco dá concerto no Theatro Circo de Braga, esta quarta-feira às 21h30. Dentro do fado, Cristina Branco apresenta sempre uma alternativa feita de conhecimento dos poetas e poemas que interpreta, em compositores e em músicos de excelência.

Birds are Indie dão um concerto no Teatrinho da Régua, no Peso da Régua este sábado às 22h00. A entrada é gratuita.

Nuno Prata dá concerto no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães esta sexta-feira dia 9 de dezembro à meia-noite. Longe da colagem aos Ornatos Violeta, é um artista que merece espaço próprio na música portuguesa. Os bilhetes custam 3 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Norberto Lobo tem um novo disco e vai levá-lo, de novo, ao Porto. Chama-se “Muxama” e é apresentado a 9 de dezembro no palco do Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Palácio de Cristal, às 21h30. Os bilhetes custam 8 euros.

A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música apresenta Rachmaninoff e Prokofiev esta sexta-feira às 21h00. A apresentação das Integrais dos Concertos para piano e orquestra de Rachmaninoff e das Sinfonias de Prokofiev chega ao fim, encerrando dois ciclos de música.
A Terceira Sinfonia de Prokofiev constitui uma homenagem ao expressionismo, resultado dos anos em que compositor viveu em Paris. Os bilhetes custam 19 euros.

orquestra

Os Expensive Soul dão concerto no Grande Auditório do Rivoli este sábado, às 21h30. A banda tem um género de música muito próprio, inspirado pelo r’n’b, soul, funk, 2-step, hip-hop e reggae. Os bilhetes custam 7,50 euros.

Marta Ren & The Groovelvets dão concerto esta sexta-feira às 23h00 na Casa da Música, no Porto. “Stop, look and listen” é um grande disco da mais clássica Soul em qualquer parte do mundo. Do Groove Funk de “Release me” ao peso insustentável da balada Beat “So long”, nada nos deixa indiferentes.

Museus

O Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, celebra o mês do Natal com atividades especiais e oficinas para toda a família todos os sábados. Dia 10 de dezembro, pelas 16h00, haverá palavras que ganham novos sabores e contam histórias nunca antes escritas. Os bilhetes custam 2 euros.

Palco

O bailado A Bela Adormecida é apresentado esta sexta-feira, no auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, às 21h30. A obra-prima do bailado clássico será interpretada pela companhia Russian Classical Ballet, de Moscovo, que apresenta um elenco liderado por Evgeniya Bespalova (na personagem de Aurora) e Denis Karakashev (na personagem de Príncipe Désiré). Os bilhetes custam 18 euros.

bela

Lições de dança para pessoas duma certa idade” terá a sua apresentação na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, este sábado às 21h30. Com interpretação de João Lagarto e adaptação do romance homónimo de Bohumil Hrabal. Um antigo sapateiro a caminho dos setenta, sentado à mesa dum bar, dirige-se diretamente ao público feminino presente na sala. Recorda episódios do seu tempo. Os bilhetes custam 8 euros.

lições

O Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, recebe o espetáculo de dança “Manger” de Boris Charmatz esta quarta-feira às 21h30. Dançar é a mãe da anorexia. Os maratonistas comem durante a corrida. Os presos seguem em greves de fome. O ritual do jantar está a desaparecer. As crianças comem enquanto dançam. Comemos deitados. Digerimos a informação. Os bilhetes custam 10 euros.

Manger

Exposições

As paredes do bar do Teatro Diogo Bernardes irão receber exposição Instantes. As fotografias de Miguel Estima mostram-se ao público a 10 de dezembro, às 21h30. A exposição estará patente até ao dia 8 de Março de 2017. Entradas gratuitas no horário normal.

No dia 7 de dezembro pelas 19h00, a Casa da Arquitetura, em Matosinhos, abre a sua Venda de Natal, com uma Exposição de Joalharia Contemporânea. A Venda de Natal estará aberta entre 7 dezembro e 2 janeiro.

Mercados

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) promove, no próximo sábado, uma tarde de atividades onde a cultura, nas suas várias expressões, tem lugar cativo. A Feira de Arte, as novas propostas artísticas das salas dos Sócios Fundadores da FBAC e a apresentação do livro “Pensar a vida e optar pela arte, conversa com Henrique Silva” de Agostinho Santos, decorrerão no Fórum Cultural de Cerveira a partir das 15h00.

Separador-CENTRO

Música

O Mercado Negro, em Aveiro, recebe o concerto de Moki este sábado, às 22h00. São linhas ténues entre o indie e o pós-rock que servem de base sonora às canções de Moki. Baterias em espirais rítmicas que viajam com segurança até aos loops de guitarra de Alexandre Bernardo (guitarra, programações, compositor). Ao vivo é um quarteto que dá força à voz e textos de Mónica Tschoepe Mendes (verdadeiro nome de Moki).

moki-2

O Teatro Aveirense apresenta Harlem Gospel este domingo às 21h00. Já é o sétimo ano consecutivo na crescente história que une o Harlem Gospel Choir de Nova Iorque a Portugal, sendo que desta vez as datas que apresentarão no nosso país na época festiva do Natal fazem parte de uma digressão Ibérica. Os bilhetes custam 25 euros.

Rita Redshoes estará ao vivo no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, no dia 10 de dezembro, pelas 21h30. Os bilhetes para assistir ao espetáculo de apresentação do mais recente álbum Her custam 10 euros.

Palco

O Loucomotiva, uma companhia de teatro ao fundo de uma rua perdida numa vila chamada Taveiro, em Coimbra, apresenta a peça “Amanhã? Talvez. Quem Sabe?“. Os espetáculo está marcado para as 21h45. Os bilhetes custam 5 euros.

O Cine-Teatro Municipal Messias, na Mealhada, apresenta “À Direita de Deus Pai, uma desgarrada em dois atos” este sábado, às 21h30. Trata-se de uma produção de O Teatrão e da Trincheira Teatro.

teatro mealhada

O Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, apresenta Tradição este sábado às 21h30. O campo simbólico da Tradição foi abalado. O olhar “destradicionalizou-se” em virtude de um avanço técnico e perdeu o seu laço espiritual, ético e moral: a Tradição funde-se com a moda; Deus pode ser o automóvel; “a Crimeia é a minha série favorita”. O impacto que a tecnologia exerce nos comportamentos humanos anuncia o advento de um mundo habitado por homo machinas, regidos por regras economicistas. Os bilhetes custam 5 euros.

tradição

Museus

Este fim de semana o Museu da Imagem em Movimento, em Leiria, festeja mais um aniversário com muitas atividades. De 7 a 10 de dezembro os dias serão preenchidos colóquios, filmes e oficinas. O preço dos bilhetes ronda os 3 euros.

Mercados

Caldas da Rainha recebe a segunda edição de Street Food Festival de 8 a 11 de dezembro. Mais uma vez este festival vai mostrar o melhor do street food em Portugal, desta vez na companhia da maior Árvore de Natal iluminada do país.

A Casa Das Artes Da Fundação Bissaya Barreto faz este sábado o Mercado de Inverno. Das 15h00 às 20h00 há livros com fruta e legumes com cartazes ou camisolas com sementes e cerveja com rebentos. Misturas que só são estranhas a quem nunca veio a um mercado sazonal na Casa das Artes.

Separador-SUL

Música

Elton John vai estar no dia 11 de dezembro no Meo Arena, em Lisboa, para um espetáculo da sua tourWonderful Crazy Night“. A partir das 20h30 começa uma noite para reviver os grandes sucessos. Os bilhetes custam entre os 38 e os 110 euros.

Também no Meo Arena vai estar Charles Aznavour, este sábado às 21h30. O cantor que atravessou gerações regressa a Portugal para um espetáculo recheado de clássicos. O preço dos bilhetes começa nos 38 euros.

Palco

GOD”, por intermédio de Joaquim Monchique, vai subir ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras na próxima sexta-feira, pelas 21h30. No dia e à hora marcada para este espetáculo, Deus vai descer à Terra. Os bilhetes custam 12 euros.

De 7 a 17 de dezembro, o Teatro Nacional D. Maria II apresenta Tristeza e Alegria na Vida das Girafas. Neste espetáculo, estreado em 2011 no Grande Auditório da Culturgest, Tiago Rodrigues volta a usar o teatro para tentar interferir com a nossa perceção da realidade social e política, mas também do próprio teatro. E fá-lo através da voz de uma criança que apresenta um trabalho escolar e empreende a tarefa enciclopédica de tentar explicar o mundo. Os bilhetes custam entre os 5 e os 17 euros.

O Jardim Botânico, em Lisboa recebe o espetáculo Voltar à Terra de 8 a 18 de dezembro. Mário Coelho (dramaturgia e direção) e Anabela Teixeira (cocriação e interpretação). Os bilhetes custam 10 euros.

terra

Exposições

A MUTE, em Lisboa, inaugura esta quarta-feira a exposição “Intrusão” de Paula Prates. Em geologia, uma intrusão é um corpo de rocha ígnea que se cristalizou no interior da crosta terrestre. Essas rochas são também denominadas intrusivas. A exposição estará patente até dia 5 de janeiro do próximo ano.

intrusão

Já inaugurou, na Sociedade Nacional de Belas Artes, a exposição da artista Graça Antunes “Muito mar, Muito Olhar“. A exposição estará patente até ao dia 7 de Janeiro de 2017.

Cinema

A Casa da América Latina, em Lisboa, organiza uma vez mais a Mostra de Cinema da América Latina (MCAL) no Cinema São Jorge, em Lisboa, entre 8 e 11 de dezembro. O destaque vai para “Poesía Sin Fin” — o novo filme de Alejandro Jodorowsky, convidado especial que estará presente na apresentação desta edição no dia 8 de dezembro, pelas 21h00, na Sala Manoel de Oliveira.

Mercados

O Festival de Francesinhas de Lisboa, regressa à FIL, ao Parque das Nações, até 11 de dezembro. Este festival conta com as melhores casas do Porto: Alfândega D’ouro, Cufra, Majára, Mister Mix, e, acrescenta um convidado especial de Lisboa: o Gastro Bar by Eleven que promete aquecer os ânimos. A entrada é livre.