Há muito que o mês de dezembro se tornou no mês das listas — das listas de melhores livros, de melhores discos, dos vídeos mais vistos do YouTube. Este ano, o Facebook decidiu juntar-se à febre de final do ano e partilhar os dez tópicos que mais destaque ganharam ao longo de 2016 na rede social e os dez live videos mais populares.

Num ano em que a política teve grande destaque, não é de estranhar que alguns dos tópicos mais falados na rede social incluam as eleições norte-americanas, a crise no Brasil ou as presidenciais nas Filipinas. O Brexit também se encontra na lista divulgada esta quinta-feira pelo Facebook, seguido do Super Bowl, o evento desportivo norte-americano anual mais aguardado.

E por falar em desporto, os Jogos Olímpicos também parecem ter despertado o interesse dos utilizadores. Muhammad Ali, que morreu em junho deste ano, também integra a lista, lado a lado com David Bowie, cuja morte a 10 de janeiro surpreendeu o mundo.

A par de Donald Trump, um dos temas que mais destaque ganhou em 2016 foi o jogo “Pokémon Go”, que não podia ficar de fora da lista. Esta inclui ainda o movimento ativista internacional Black Lives Matter. Lançado em 2013, este ganhou forte expressão nas redes sociais através da hashtag #BlackLivesMatter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 2016, os live videos também parecem ter sido dominados pela política. Entre os mais populares estão três relativos às eleições norte-americanas. Mas nem tudo passa pela Casa Branca. A lista inclui filmagens de pessoas a tentar abraçar polícias em Dallas, no Texas,uma mãe mascarada de Chewbacca e um camião feito apenas de madeira.

Lista dos tópicos mais populares de 2016:

  1. US Presidential Election
  2. Brazilian Politics
  3. Pokemon Go
  4. Black Lives Matter
  5. Rodrigo Duterte & Philippine Presidential Election
  6. Olympics
  7. Brexit
  8. Super Bowl
  9. David Bowie
  10. Muhammad Ali

Lista dos live videos mais populares de 2016:

  1. Candace Payne — “Chewbacca Mom”
  2. Ted Yoder — “Soundscapes”
  3. Buzzfeed — “Countdown to the next presidential election”
  4. Atlanta Buzz — “People are lining up to hug police officers in Dallas”
  5. NBC News — “Election results”
  6. Under the Hood Show — “Video of a truck completely carved out of wood”
  7. Viral Thread — “Population count from US to CA”
  8. CNN — “Election results on Empire State building”
  9. Dena Blizzard — “Pokemon Go for moms ‘Chardonnay Go'”
  10. Super Deluxe — “Election map”