O ciclismo é sempre notícia quando as mais importantes provas se realizam ou quando os ciclistas batem recordes. Mas também, pelos piores motivos, devido aos sucessivos casos de doping. Agora haverá uma nova forma mágica que ensina estes atletas a melhor forma de perder peso.

Chamam-lhe a desidratação funcional e segundo o médico Roger Palfreeman, da equipa Sky, ajuda a melhorar o rendimento. Mas como? O ciclista Chris Froome é um bom exemplo para explicar esta nova técnica.

Ao perder dois quilos apenas algumas horas antes de um dia de uma etapa de montanha numa competição, o ciclista foi “capaz de ascender ao Alpes d’Huez em 47 segundos menos” do que tempo normal. E como? “Pode perder dois quilos mediante uma desidratação controlada, funcional, bebendo menos do que o normal”.

Segundo conta o jornal El Pais, Palfreeman, o médico da equipa Sky em 2016, falou deste tema durante uma conferência no Qatar sobre calor e ciclismo. Na mesma conferência, o médico inglês apresentou algumas técnicas para os atletas conseguirem suportar melhor a sensação de sede de modo que não afete o seu rendimento.

Por exemplo, um dos truques é não informar os atletas do seu estado de hidratação. Isso ajuda a combater a sede que os atletas possam sentir porque não são informados do seu real estado e evitam assim pensamentos negativos. Outra forma de combater a sede é usar o sabor a mentol. Bochechar líquidos com sabor a mentol dá a sensação de frescura e engana também a sede. A esta última técnica o médio da Sky deu o nome de “treino da perceção térmica”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR