“Desculpem, estou tão nervosa”, disse a cantora aos 30 segundos de atuação, depois de se ter esquecido de uma parte da música que cantava perante a plateia onde estava o Rei Gustavo da Suécia. A cantora recebeu então uma salva de palmas da audiência e continuou a cantar a música A Hard Rain’s a-gonna fall na cerimónia de entrega dos prémios Nobel deste ano, marcada pela ausência Bob Dylan, escolhido pelo Academia Sueca como Nobel da Literatura e um dos dez laureados com aquele prémio internacional.

https://youtu.be/zGpkOPy1UUU

Com vestidos e gravatas brancas, os laureados deste ano com o prémio em medicina, economia, física e química aceitaram os seus prémios na cerimónia, marcada pela ausência de Bob Dylan, o primeiro cantor e compositor a ser distinguido com o Nobel da Literatura.

Numa sala decorada com centenas de rosas cor-de-rosa e amarílis encarnadas, doadas pela cidade de São Remo, onde Alfred Nobel morreu a 10 de dezembro de 1986, os nove laureados presentes receberam os respetivos prémios das mãos do rei da Suécia, Carlos Gustavo XVI.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dylan enviou uma mensagem de agradecimento que vai ser lida ainda durante a noite deste sábado, no banquete onde deverão estar cerca de 1300 convidados e a família real sueca.

De acordo com a Fundação Nobel, o prémio deverá ser entregue ao cantor e compositor durante o próximo ano, na Suécia ou no estrangeiro.

O trio britânico David Thouless, Duncan Haldane e Michael Kosterlitz foram os primeiros a ser chamados para receber galardão sobre o seu trabalho na área da Física, seguidos pelo francês Jean-Pierre Sauvage, pelo britânico Fraser Stoddart e pelo holandês Bernard Feringa, que partilharam o prémio de Química.

Yoshinori Ohsumi, do Japão, recebeu então o Nobel da Medicina e, por último, o britânico Olvier Hart e o finlandês Bengt Holmstrom receberam o Nobel da Economia.

Antes, já o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, tinha recebido o Prémio Nobel da Paz, numa cerimónia que decorreu na capital da Noruega, Oslo, ao princípio da tarde de sábado.

Os prémios Nobel são uma medalha de ouro, um diploma e um cheque de oito milhões de coroas suecas, equivalente a 824 mil euros, cerca de 871 mil dólares, que é partilhado se houver mais do que um vencedor numa categoria.