Prepare-se porque o sol vai embora já esta terça-feita para dar lugar à chuva. De acordo com o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), o tempo vai agravar-se devido à aproximação de uma frontal fria, que será sentida especialmente na zona do Minho. Há avisos amarelos para os distritos da Guarda, Bragança e Vila Real. Para o resto do continente, prevê-se um dia com pouca nebulosidade e alguma precipitação com tendência para um aumento gradual para o final do dia.

Para quarta-feira espera-se um cenário mais cinzento. A superfície frontal fria, sentida apenas na zona do Minho, vai afetar todo o país, com períodos de chuva, por vezes forte, passando gradualmente a regime de aguaceiros. A previsão aponta para neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, que irá depois abranger áreas entre os 1200 e 1400 metros de altitude. O vento vai intensificar-se no litoral oeste, com rajadas de 65 km/h passando a 75 km nas terras altas. Ainda para quarta-feira, o IPMA disse ao Observador, que vai haver uma pequena subida das temperaturas mínimas e uma descida nas máximas.

Quinta-feira, vai ser um dia de muita nebulosidade, e à semelhança de quarta-feira, vai ter períodos de chuva ou aguaceiros em especial a partir do final da tarde. A descida da temperatura mínima vai ser sentida nas regiões norte e centro.

Para sexta-feira, espera-se uma melhoria do tempo no final da manhã que se irá acentuar ao longo do dia. Este cenário deverá manter para o fim-de-semana onde se espera bom tempo, sem tendência chuva em todo o Portugal continental.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR