Nicolás Maduro vai retirar a nota de 100 bolivár (moeda venezuelana) de circulação. A medida foi recebida com surpresa, uma vez que esta nota representa metade do dinheiro venezuelano em circulação.

Segundo o governo venezuelano esta medida surge para tentar combater o valor que o dólar americano tem no mercado negro. A medida advém de um decreto de emergência económica executado por Nicolás Maduro, e que segundo o Banco Central da Venezuela, o dinheiro retirado representa 48% do que está em circulação na Venezuela.

Segundo o El País, o governo de Maduro terá explicado, no entanto,que houve um golpe financeiro, levado a cabo por “máfias especulativas” que terão roubado o dinheiro do país. No seu programa televisivo – “Em contacto com Maduro” – o presidente venezuelano acusou ainda o Departamento do Tesouro norte-americano de estar a compactuar com a suposta operação de Cúcuta e Maicao (cidades colombianas que fazem fronteira com a Venezuela) de um ataque ao sistema bancário.

A crise venezuelana acentuou-se no ultimo mês com o bolivár a cair cerca de 59%. A medida entra em vigor nas próximas 72 horas, depois disso a população tem 10 dias para depositar todo o dinheiro que tenham em notas de 100, com a polícia política a coordenar toda a operação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Decidi tirar a nota de 100 bolivár de circulação nas próximas 72 horas. Temos de continuar a combater as máfias.”

No twitter Henrique Capriles, maior opositor do regime de Maduro, reagiu com estupefação, condenando a medida do Presidente venezuelano:

Recorde-se que esta não é a primeira vez que o presidente da Venezuela é protagonista de medidas radicais no país para equilibrar a economia venezuelana. Por exemplo, foi adiantado o fuso horário do país, em maio, para poupar energia.