O Teatro Nacional de São João (TNSJ) no Porto, abre o ano de 2017 com o musical infanto-juvenil “Fã” que une os Clã à encenação de Nuno Carinhas e ao libreto de Regina Guimarães. O espetáculo, dirigido a toda a família, estará em cena de 5 a 29 de janeiro, no Teatro Carlos Alberto.

A coreógrafa Olga Roriz vai colocar em cena uma tragédia contemporânea “Antes que Matem os Elefantes”, um espectáculo de dança sobre a cidade martirizada de Alepo. A coreografia poderá ser visto no TNSJ, entre 26 e 28 de janeiro. Trata-se de mais uma etapa para uma espectáculo que continua em digressão pelo país.

Já o encenador Jorge Silva e Melo e os Artistas Unidos fecham um ciclo de quatro peças dedicado a Tennessee Williams com a peça “A Noite da Iguana” que estará em cena de 9 a 26 de fevereiro também no TNSJ.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A companhia Cabo Teatro regressa aos autores russos com um texto de Máximo Gorki. A encenação de “Os Veraneantes” é assinada por Nuno Cardoso e estará no TNSJ de 9 a 18 de março. Também em março, As Boas Raparigas e São João estreiam “Confissões” partindo da doutrina de Santo Agostinho. O espetáculo tem encenação de Rogério de Carvalho e pode ser visto de 17 a 26 de março no Teatro Carlos Alberto.

Duas décadas após a primeira passagem de Romeo Castellucci pelo São João, o teatro dedica um ciclo ao encenador italiano, com várias iniciativas no Mosteiro de São Bento da Vitória. A 27 de março, Dia Mundial do Teatro, decorre um seminário de Alexandre Moreira da Silva que aborda a estética de Castellucci. Já no dia 28 de março o encenador dirige uma aula sobre o processo dramaturgo e os seus questionamentos. Nos dias 30 e 31, o Mosteiro de São Bento da Vitória acolhe “Júlio César — Peças Soltas” da direção de Castellucci.

Após o sucesso no TNSJ, a produção da Casa de 2016 ruma ao Teatro Nacional D. Maria II, onde poderá ser vista de 12 a 22 de janeiro. A encenação de Nuno Carinhas e Nuno Cardoso, “Os Últimos Dias da Humanidade” é dividida em três partes que podem ser vistas isoladamente: “Esta Grande Época”, “Guerra é Guerra” e “A Última Noite”.