O treinador de atletismo espanhol, Miguel Ángel Millán de 66 anos, foi detido na passada segunda-feira por alegados abusos sexuais continuados a um atleta treinado por si.

O caso remonta a 2012 quando os abusos terão sido cometidos. No entanto, só em janeiro deste ano os alegados crimes foram denunciados, pois segundo o jornal El País, só nessa altura o rapaz, hoje com 19 anos, se sentiu com forças para denunciar o caso em janeiro deste ano. Foi com o apoio da família, que só agora teve conhecimento da situação, que o rapaz denunciou os abusos às autoridades. A identidade do antigo atleta de Ángel não foi revelada.

Na sequência da denúncia, o caso já foi investigado mas a juíza responsável arquivou o processo em outubro passado, depois de ter ouvido outros dois atletas que afirmaram nunca terem sofrido qualquer tipo de assédio ou abuso sexual por parte do treinador.

O rapaz recorreu da decisão e o processo foi reaberto em novembro. Com a reabertura do caso, outros atletas quebraram o silêncio e afirmaram ter sido também abusados sexualmente de forma contínua pelo treinador de atletismo. Esta foi uma informação avançada pelo advogado do rapaz.

Miguel Ángel Millán teve uma importante carreira no atletismo espanhol com especial destaque para o Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona quando o atleta que treinava, Antonio Peñalver, conquistou a medalha de prata no decatlo. Atualmente ocupava o cargo de responsável pelas provas combinadas no comité técnico da Federação Espanhola de Atletismo, antes da própria Federação o suspender na sequência da reabertura do processo.

Até ao momento sabe-se que o treinador se recusou a prestar declarações às autoridades e será presente a juiz esta quinta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR