O Presidente da República vai vender agendas na Praça Central do Centro Comercial Colombo na próxima segunda-feira, 19 de dezembro, às 18h30. Marcelo Rebelo de Sousa disponibilizou-se a ajudar a vender e autografar a IPO Agenda Solidária 2017, uma iniciativa do Instituto Português de Oncologia e da Livros Horizonte, cujas vendas revertem na íntegra para o Serviço de Pediatria do IPO.

Marcelo Rebelo de Sousa, como já tinha adiantado o Observador, foi o primeiro a enviar o testemunho para a agenda. Marcelo Rebelo de Sousa recuou 61 anos para contar o episódio que mais o marcou até hoje. Tinha seis anos e foi duas vezes ao bairro de lata lisboeta Casal Ventoso, com a mãe, que era assistente social e acompanhava crianças portadoras de deficiência. “No Casal Ventoso, em ambiente de pobreza brutal, a situação daquelas crianças era dramática. Lembro-me bem do que me impressionaram as crianças, as barracas, a falta de água e de esgotos.

Além do Presidente da República, estarão também presentes algumas figuras públicas que participaram no projeto. A Agenda conta com textos da apresentadora Catarina Furtado, do humorista Nuno Markl, do escritor Afonso Cruz, da jornalista Clara de Sousa, da escritora Margarida Pinto Correia, do músico Boss AC, da atriz Victoria Guerra, da eurodeputada Marisa Matias, do médico e investigador Sobrinho Simões, da cientista Elvira Fortunato e de Sandra Correia, CEO da Pelcor.

O Serviço de Pediatria do IPO de Lisboa recebe 190 novos casos de cancro pediátrico e acompanha 450 crianças (consultas e tratamentos no hospital de dia da pediatria) por ano. É o único centro oncológico infantil da região sul do país e é Centro de Referência Nacional para o cancro pediátrico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR