Na sequência do convite feito pelo Presidente da República o Papa Francisco virá em peregrinação ao Santuário de Fátima nos dias 12 e 13 de maio de 2017, assinalando assim o centenário das Aparições na Cova da Iria. As datas da deslocação a Fátima foram confirmadas esta quinta-feira pela Presidência da Republica.

Na sequência do convite feito por Sua Excelência o Senhor Presidente da República aquando da sua deslocação à Santa Sé, a primeira realizada ao estrangeiro depois da Tomada de Posse, Sua Santidade o Papa Francisco virá em peregrinação ao Santuário de Fátima nos dias 12 e 13 de maio de 2017, assinalando assim o centenário das Aparições na Cova da Iria”, lê-se numa nota publicada na página da Presidência da República.

O líder da Igreja Católica recebeu, em 2015, um convite de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, para visitar o Santuário. Além disso, Francisco recebeu também um convite formal do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante uma visita do chefe de Estado ao Vaticano, em março. “Aquilo que posso dizer é que o meu estado de espírito é de quem saiu muito feliz da entrevista”, disse Marcelo à saída da visita.

O Papa Francisco vem a Portugal em maio de 2017 para presidir às celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Entre as expectativas da Igreja portuguesa para a visita, destacam-se as possíveis novidades nos processos de canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, e no processo de beatificação da irmã Lúcia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR