A filha do ex-Presidente moçambicano Armando Guebuza, Valentina Guebuza, foi assassinada a tiro esta quarta-feira pelo marido, Zófimo Muiuano, na capital do país, Maputo. O homem entregou-se à polícia, e as primeiras informações indicavam que Muiuano se teria suicidado na cadeia. Esta manhã, em conferência de imprensa, a Polícia da República de Moçambique (PRM) desmentiu esta informação, garantindo que o marido de Valentina continua detido nas instalações das autoridades moçambicanas.

Num primeiro interrogatório, o detido terá dito que “a convivência conturbada e tensa entre o casal” foi a razão do crime do qual é suspeito.

Fontes próximas da família confirmaram que Armando Guebuza foi assistido em sua casa por uma equipa médica assim que soube da morte da filha. O antigo chefe de Estado de Moçambique terá recebido medicação para ficar sedado.

Marido usou pistola ilegal comprada na África do Sul

“A primeira indicação que temos é de um caso autêntico de violência doméstica, que acabou desembocando, infelizmente, na morte da cidadã Valentina Guebuza”, disse o porta-voz do Comando-Geral da República de Moçambique, Inácio Dina, à emissora pública Rádio Moçambique. Segundo Inácio Dina, Valentina Guebuza foi baleada quatro vezes, em casa, por volta das 20h00 de quarta-feira (18h00 em Lisboa), e foi levada ainda com vida para o Instituto do Coração de Maputo (ICOR), mas não resistiu aos ferimentos “em várias partes do corpo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o jornal moçambicano O País, a arma usada por Zófimo Muiuano para assassinar a filha do antigo Presidente era ilegal, e tinha sido comprada de forma clandestina na África do Sul. A arma foi encontrada pela polícia na casa de Valentina e Zófimo, juntamente com dois carregadores de munições.

“Imediatamente, o principal indiciado, que é o esposo, foi detido e neste momento está em curso todo o processo que vai culminar com a devida responsabilização, se for concluído o envolvimento deste cidadão”, afirmou o porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República.

Valentina era uma das jovens mais poderosas de África para a Forbes

Filha do ex-chefe de Estado Armando Guebuza, que liderou o Governo moçambicano entre 2005 e 2015, Valentina da Luz Guebuza era uma das mais destacadas empresárias do país. Em dezembro de 2013, a revista Forbes colocou-a entre as vinte jovens africanas mais poderosas de África, à frente da holding familiar Focus 21 Management & Development, com interesses em vários setores, na banca, telecomunicações, pescas, transportes, mineração e imobiliário. Na lista liderada pela filha do presidente de Angola, Isabel dos Santos, Valentina surgia em sétimo lugar.

Através da Focus 21, Valentina, tinha um papel de destaque em várias empresas no setor das telecomunicações e da banca, incluindo a StarTimes Media, um produto de televisão por subscrição na China.

A engenheira civil de 36 anos era até agora membro do Comité Central da Frelimo, partido no poder em Moçambique, depois de ter sido eleita no X Congresso, em 2012.

Em plenário na Assembleia da República, a líder parlamentar da Frelimo, Margarida Talapa, comentou o caso dizendo que “a sociedade moçambicana é confrontada por uma atitude de agressão, violência doméstica contra a mulher, que culminou com a morte trágica desta jovem de grande humildade”. Segundo o jornal moçambicano O País, o vice-ministro da Defesa Nacional, Patrício José, disse que “nada justifica que a solução seja esta” e que o que acontece “é de condenar, é repugnante”.

O casamento do ano entre a empresária e o “jovem humilde”

A empresária moçambicana casou-se a 26 de julho de 2014 com Zófimo Muiuane, chefe do departamento de marketing da operadora de telecomunicações Mcel, numa cerimónia religiosa na Igreja Presbiteriana de Chamanculo, nos arredores de Maputo, perante centenas de convidados. Na altura, a festa foi considerada o evento do ano, ganhando especial visibilidade por se tratar do casamento entre uma das mulheres mais influentes do país com um homem que era descrito pela imprensa local como “um jovem humilde”. Pelo menos 1 700 pessoas foram convidadas, incluindo o Presidente da África do Sul, o Rei da Suazilândia e Isabel dos Santos.

Valentina-guebuza

O casamento entre Valentina e Zófimo foi considerado o evento do ano, em 2014. (Imagem: MMO)