As listas que se seguem têm todas a mesma pergunta como ponto de partida: quais os livros que mais gostaram de ler em 2016 e qual aquele de que não gostaram? As respostas, ainda que muito diferentes, traçaram algumas tendências comuns.

A primeira: este ano não deu só Brasil mas foram os autores brasileiros os que mais vezes chegaram aos favoritos dos colaboradores e críticos do Observador, através de primeiras edições de clássicos intemporais ou até em obras de autores portugueses que escreveram sobre o Brasil.

A segunda tendência: 2016, como ano de decisões, mudanças e incógnitas, foi terreno fértil para títulos que pensam a sociedade, a economia, a política e a religião. Reflexões de outros tempos, do presente e a tentar apontar pistas para o futuro.

Saiba as escolhas de José Manuel Fernandes, Rui Ramos, Bruno Vieira Amaral, Paulo Tunhas, Vasco Pulido Valente, Miguel Pinheiro, Nuno Costa Santos, Carlos Maria Bobone, João Pedro Vala, Vasco Rosa, Joana Emídio Marques, Miguel Freitas da Costa, Humberto Brito, José Carlos Fernandes e Jorge Almeida

Para saber quais os livros escolhidos, basta carregar nos links:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR