Chama-se Rebecca Dann, tem 22 anos e desde os quatro que sabe que a escoliose fará parte da sua vida. No entanto não é isso, nem mesmo o facto de se deslocar através de uma cadeira de rodas, que a fazem ter menos apreço pela vida. Ainda assim o facto de viver com uma deformação visível na coluna faz com muitos “olhares de pena” sejam dirigidos na sua direção. Para combater isso criou a campanha “Estou Bem”.

O que a escoliose?

Mostrar Esconder

A escoliose é uma doença que deforma a coluna vertebral. Geralmente assume uma forma de S ou C. Surge normalmente na adolescência e afeta maioritariamente raparigas.

A ideia foi fotografar-se expondo a sua deformação na coluna e afirmando “estar bem”. Com este mote Rebecca, estudante de fotografia, tratou de mostrar que o facto de viver com escoliose não é o drama que muita gente imagina quando vê as suas deformações. Com fotografias, expostas no seu site, a jovem quer mostrar que além de viver bem com a sua deformação na coluna, quer desafiar o que é o entendimento da sociedade por beleza, assim como mostrar às pessoas que se sente “muito bem”.

Deixar a pena de lado

A jovem sempre se sentiu confortável na sua pele e afirma lidar de forma positiva com a sua escoliose. No entanto cada vez que saía com um rapaz, a situação tornava-se mais difícil. Rebecca contou ao A Plus que era mais o tempo que passava a tentar explicar-lhe que não havia problemas em viver com escoliose do que a desfrutar da sua companhia. Por isso resolveu lançar uma espécie de campanha, onde mostra a sua deformação vertebral sem tabus. Rebecca afirmou que as fotografias destinam-se essencialmente “a contrariar o estigma em torno da deficiência quando se trata de namoro”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde que abriu as portas da sua condição física ao mundo Rebecca tem recebido inúmeras mensagens via email ou redes sociais de pessoas que admiram a sua força de vontade e a forma como olha para a sua questão física. No twitter Rebecca mostrou a quantidade de emails que tinha por ler, agradecendo ainda o apoio e carinho:

A jovem agradeceu o carinho de todos:

Percorra a fotogaleria e veja as fotografias que Rebecca expôs no seu site.