A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) disse, esta segunda-feira, que a polícia na Índia tortura suspeitos até à morte de forma impune e que 675 pessoas morreram sob custódia das autoridades entre 2009 e 2015.

A organização de defesa dos Direitos Humanos alerta para falhas no seguimento dos procedimentos legais, como a apresentação dos suspeitos perante um juiz no prazo de 24 horas, que permitem que a polícia escape impunemente.

Pelo menos 675 pessoas morreram sob custódia da polícia na Índia entre 2009 e 2015, indicam dados oficiais.

Uma investigação da HRW a 17 dessas mortes concluiu que as vítimas foram espancadas com cintos ou botas ou que foram suspensas pelos pulsos. Em todos os casos a polícia falhou e seguir os procedimentos de detenção, como os suspeitos serem sujeitos a um exame médico após a prisão para serem identificadas eventuais lesões pré-existentes.

“Uma vez que as mortes não estão a acontecer no domínio público, é muito difícil provar como é que morreram e se outros polícias que as testemunharam estão a proteger os seus colegas”, disse Jayshree Bajoria, autora do relatório publicado na segunda-feira.
“A falta de responsabilização da polícia é a razão pela qual continua a haver impunidade pelas mortes na prisão na Índia”, disse à AFP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR