Que Cristiano Ronaldo é um atleta fabuloso, toda a gente sabe. Que é um extraordinário jogador de futebol, faz há muito parte do conhecimento geral. Que possui uma paixão por automóveis potentes e exclusivos é algo que ninguém discute. Imagine-se, pois, a surpresa do craque português quando, por ter sido considerado o melhor entre os que disputaram o recente Mundialito de Clubes da FIFA, lhe ofereceram um carro chinês… Mas não um carro chinês qualquer: é o “primeiro automóvel inteligente do mundo”. Já lá vamos.

O Mundialito é uma competição sob a égide da FIFA que decorre anualmente e onde se enfrentam os melhores clubes de futebol do mundo. E, desde 2015, contrato que se estenderá até 2022, tem como patrocinador o gigante chinês do comércio electrónico Alibaba, que tem como rival a conhecida Amazon. Como patrocinadora, a Alibaba tem o direito de distinguir o melhor do torneio e, à semelhança do que já tinha acontecido em 2015, em que o eleito foi Luis Suárez, do Barcelona, este ano Ronaldo foi apontado como o melhor da competição.

Só que, em 2015, a Alibaba ainda não iniciado a sua aventura no universo dos automóveis (sorte de Suárez?). Conforme noticiámos, foi este ano que a maior companhia mundial no domínio do comércio electrónico se estreou nesta indústria, em parceria com o maior construtor de automóveis da China, a SAIC Motor, que é pertença do Estado chinês. Pelo que Cristiano Ronaldo foi presenteado com o primeiro produto dessa joint-venture.

Assim, ao lado de máquinas verdadeiramente incríveis, a começar pelo impressionante Bugatti Veyron Grand Sport 16.4, que debita “apenas” 1001 cv e é capaz de atingir 407 km/h, e cujo preço ascende a 2,2 milhões de euros, o artista da bola que anima a selecção portuguesa e o Real de Madrid passa a ter uma “bomba” que, na China, custa a exorbitância de… 20 mil euros. Isto numa gama que é proposta entre 14 e 26 mil euros, consoante a versão, nível de equipamento e potência, com a certeza que este último valor estará mais próximo de 1 cv do que os 1001 cv do Bugatti.

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O modelo é causa é um RX5 e é conhecido como o “internet car” por, entre outras gracinhas que faz, estar sempre ligado à net – resta saber se para conforto e entretenimento dos ocupantes, ou se para recorrer de forma mais célere à assistência em viagem. Recorrendo ao sistema operativo YunOS, o RX5 foi apresentado como o “primeiro automóvel inteligente do mundo” e caracteriza-se por permitir inclusivamente realizar compras online. Só não sabemos se exclusivamente na Alibaba, ou se também permitirá visitar a Amazon.

Como o português ainda não teve a oportunidade de pôr as mãos no seu novo veículo, não sabemos ainda as sensações que o RX5 lhe irá transmitir após conduzir os primeiros quilómetros, mas acreditamos que não estarão à altura das evidenciadas pelo CEO do Grupo Alibaba, neste curto ensaio registado em vídeo:

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