Até aqui director do departamento de desenvolvimento da VW para veículos desportivos, Stefan Ellrott mantém-se no grupo de Wolfsburg, mas muda-se para um fabricante automóvel de ambições substancialmente distintas, a Bugatti, onde substituirá outro engenheiro alemão, Willi Netuschil, responsável pelo desenvolvimento de propostas como o Chiron.

Na Volkswagen, Ellrott controlou o departamento de desenvolvimento técnico que deu origens a veículos como o Golf R, com tracção total e 300 cv, e o Golf Clubsport S de 310 cv e apenas tracção à frente, que é o actual recordista da volta mais rápida ao circuito de Nürburgring, na sua categoria. O engenheiro alemão geriu ainda a VW Individual, departamento que trata da execução de modelos especiais, assim como de todos os pedidos específicos dos clientes desejosos de personalizar os seus veículos.

Na Bugatti, Stefan Ellrott assumirá, já a partir deste final de ano, as funções de chefe de desenvolvimento de novos produtos, cargo desempenhado desde 2012 por Netuschil, tomando entre mãos a responsabilidade de desenvolver não apenas quaisquer variantes do Chiron, como quaisquer outros futuros superdesportivos.

Embora não existam ainda certezas ou confirmações oficiais quanto à possibilidade de vir a existir uma segunda pnaroposta na gama da Bugatti, rumores falam na hipótese de um novo modelo de quatro portas, assim como em outras variantes e edições especiais do Chiron. Já para não falar na possibilidade de sucessores de modelos abertos como o Veyron Grand Sport ou o Veyron SuperSport. Contudo, o responsável máximo pelas Vendas e Marketing da marca francesa do grupo VW, Stefan Brungs, veio já garantir que uma versão roadster do Chiron não faz parte dos planos.

Entretanto, o CEO da Bugatti, Wolfgang Dürheimer, não deixou de comentar a contratação de Stefan Ellrott: “Estamos a integrar na nossa estrutura um engenheiro e especialista em desenvolvimento automóvel muito experiente. Como tal, estamos muitos contentes não só por ter conseguido garantir a sua contratação, mas também pela possibilidade de poder contar com a sua ajuda no desenvolvimento dos nossos projectos para o futuro, assim como na afirmação da nossa marca”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR