Um estudo feito pela Federação Europeia dos Transportes e Ambiente constatou que o consumo dos automóveis estará a ser, aparentemente, manipulado por várias marcas automóveis. A avaliação detetou que há uma diferença cada vez maior entre o consumo de combustível que os fabricantes de automóveis garantem, com base em testes laboratoriais, e as quantidades que são gastas quando o carro circula em estrada.

João Branco, presidente da associação ambientalista Quercus, adiantou em declarações à TSF que “em média o gasto é acrescido em mais de 549 euros” para os condutores europeus face ao que é divulgado pelas marcas. O estudo conclui que em toda a indústria automóvel verifica-se uma diferença média de 42% entre as quantidades anunciadas e o combustível gasto na estrada. Em em 2012, essa diferença era de apenas 28%.

O presidente da associação ambientalista Quercus, João Branco, realça que perante estes resultados as autoridades europeias e portuguesas não podem ficar paradas e têm de investigar. Para além de prejudicar os condutores, João Branco recorda que o Estado também fica a perder, pois a cobrança de imposto sobre veículos está muito dependente do consumo de combustível e do desempenho ambiental do automóvel.

A Federação Europeia dos Transportes e Ambiente defende que os testes de eficiência de combustível são conduzidos em laboratório apresentam lacunas e vários graus de flexibilidade, sendo por isso propensos a manipulação. Mesmo considerando que algumas tecnologias têm permitido melhores desempenhos em condições de laboratório do que na estrada, é impossível explicar disparidades no consumo de combustível entre laboratório e estrada superiores a 50%. Dai que estas diferenças sejam classificadas como “inexplicáveis”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De um modo geral, todas a marcas de automóveis apresentam grandes assimetrias entre os dois consumos, mas no topo da lista surge a Mercedes que chega a apresentar diferenças superiores a 50% entre o consumo publicitado com base em testes e a quantidade gasta pelos carros nas estradas.

“É muito suspeito que este valores aconteçam sistematicamente e em praticamente todas as marcas. Levanta a suspeita que realmente as marcas estão a falsificar os valores.”

Artigo corrigido às 12h11 com informação enviada pela Quercus.