O endividamento do setor não financeiro (Estado, famílias e empresas não financeiras) diminuiu em outubro para os 719,8 mil milhões de euros, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

Face a setembro, o endividamento do setor não financeiro desceu 0,5 mil milhões de euros, fruto de um decréscimo de 0,4 mil milhões no endividamento do setor público e de 0,1 mil milhões no endividamento do setor privado. De acordo com o BdP, do total do endividamento do setor não financeiro, 310 mil milhões respeitavam ao setor público e 409,8 mil milhões ao setor privado.

“A diminuição do endividamento do setor público deveu-se, sobretudo, à redução do financiamento externo, que foi parcialmente compensada pelo incremento do financiamento pelas próprias administrações públicas, pelo setor financeiro e pelos particulares”, sinaliza a instituição.

A diminuição do endividamento do setor privado, por seu turno, “reflete o decréscimo do financiamento obtido junto do setor financeiro residente em 0,4 mil milhões de euros, ainda que o endividamento externo tenha aumentado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR