Numa época em que a personalização de automóveis produzidos em série já não parece suficiente para alguns clientes mais endinheirados, os quais não admitem sequer ter um automóvel igual ao de algumas dezenas de proprietários em todo o mundo, são cada vez mais os fabricantes automóveis que, compreendendo esta pretensão, criam meios para tornar realidade os sonhos de clientes para quem o dinheiro não é problema. Por mais excêntricos que estes sejam.

No caso da Ferrari, e a exemplo do que já aconteceu com muitos dos construtores automóveis premium, a procura por este tipo de produtos levou mesmo à criação de um departamento especial, a que o fabricante italiano deu o nome de Ferrari Special Projects. E que, dotado de todos os meios necessários ou trabalhando em conjunto com parceiros externos como os estúdios de design Pininfarina, Zagato, Giugiaro ou Fioravanti, assume a responsabilidade de conceber e construir automóveis muitas vezes únicos – verdadeiros diamantes de quatro rodas, que são também a imagem dos seus proprietários.

Tendo praticamente como único limite a imaginação – e, já agora, a dimensão da bolsa – dos clientes, têm saído da Ferrari Special Projects alguns dos projectos mais ousados alguma vez fabricados pelo construtor de Maranello. Muito deles resumidos a não mais que uma só unidade, ao passo que, outros, com produções que nunca excedem os 10 exemplares.

Imagine agora que lhe saiu a sorte grande, quer um superdesportivo feito à sua imagem, mas não sabe por onde começar. Faltam-lhe ideias? Então, para se inspirar, o melhor mesmo é conhecer alguns dos Ferrari mais raros e excêntricos jamais construídos, que lhe revelamos na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR