Mesmo sem um Ambrósio por perto, certamente já terá comido, no mínimo, um Ferrero Rocher. E Nutella? Provavelmente já barrou dessa pasta de avelã no pão ou numa bolacha. Mas sabia que a Ferrero é responsável pelo consumo de uma em cada três avelãs produzidas no mundo? Disso mesmo deu conta, recentemente, o presidente da Ferrero na Itália, Francesco Paolo Fulci.

Aliás, o grupo Ferrero detém 100% das ações do Oltan Group, líder mundial da recoleção, manipulação e distribuição de avelãs. A Ferrero é, segundo a Globo, o terceiro maior grupo mundial de confeitaria. Os lucros antes de impostos do Grupo alcançaram os 889 milhões de euros, segundo a marca. E todos os anos a Ferrero adquire 120 mil toneladas de cacau e os seus chocolates chegam a 160 países.

empire-state-building

A quantidade de Nutella produzida anualmente equivale ao Empire State Building

História da Ferrero

A marca italiana Ferrero nasceu em 1946, em Alba, na região de Piemonte, em Itália. Foi Pietro Ferrero que se lembrou de criar um creme à base de avelãs. Nasceu assim, conforme se pode ler no site da marca, a “Pasta Gianduja” ou “Giandujot”, envolta em papel de alumínio, que se cortava às fatias e se barrava no pão e que, em 1964, se viria a chamar Nutella. Anualmente, a quantidade de Nutella produzida equivale ao Empire State Building, segundo a Agence France Presse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quatro anos depois, apareceu a tablete de chocolate Kinder, com “mais leite e menos cacau”. Em 1974, nasceu o Kinder Surpresa, o ovo de chocolate com brinde. Só nos anos 80 (1982) é que é criado o Ferrero Rocher, que se tornou, segundo a própria empresa, na “especialidade favorita para milhões de pessoas”.

chocolate, spread, toast, crust, swirl, breakfast, bread, brown, nutella, sweet, snack, food, tasty, slice, dessert, creamy, calories, hazelnut, sandwich, delicious, cocoa, nougat, nutrition, eat, isolated, isolated on white, closeup, object, nobody, white background, cut out, studio shot, single object, ingredient, portion,

Já lhe dissemos que a produção, por ano, de Nutella equivale ao Empire State Building, mas vamos a mais números sobre a Ferrero: a fábrica de Alba responsável pela produção deste e outros produtos tem 340 mil metros quadrados, o que equivale a 50 campos de futebol. As regras são rígidas: ninguém entra sem credenciais, não é permitido nem telefones nem máquinas fotográficas e o uso de avental e chapéu é estritamente obrigatório.

E se quiser fazer a sua própria Nutella em casa, pois bem, pode tentar, mas a verdadeira e misteriosa receita original está guardada nos segredos dos deuses. Mesmo que visite a fábrica, não poderá ver a confeção do creme. Já os famosos bombons da Ferrero Rocher são também um pequeno poço de tentação: mergulhados no final em Nutella e cobertos de avelã triturada fazem a delícia dos mais gulosos.

605px-Rocher_Ferrero
Por esta época do ano, a Ferrero atinge o pico de vendas destes bombons. 24 milhões de Ferrero Rocher saem da fábrica de Alba todos os dias. Para cada bombom são necessárias quatro avelãs: uma no centro e outras três divididas entre o creme e a cobertura.