Já não é novidade a intenção da VW de apostar (muito) forte na mobilidade eléctrica – até 2025, a marca promete lançar 30 novos modelos do género, esperando que, por essa altura, os mesmos assegurem já 25% das vendas. Do mesmo modo, a casa de Wolfsburg já fez saber que pretende deixar de ser um “simples” construtor de automóveis, para se tornar num fornecedor de serviços de mobilidade de referência a nível mundial – para o que até criou a Moia, a 13ª marca do seu portfólio, destinada a, justamente, liderar o processo neste particular.

Passando das intenções à prática, a VW anuncia, agora, que vai mostrar em Janeiro, no Salão de Detroit, o protótipo de um novo veículo eléctrico. O seu segundo, depois do I.D. (automóvel com dimensões próximas às de um Golf, revelado em Setembro, no Salão de Paris), a ser desenvolvido com base na nova plataforma modular MEB, criada especificamente para este género de proposta.

Sobre este novo modelo, a marca alemã refere ainda tratar-se de um veículo multifuncional, que estabelece a ligação entre as suas origens e o seu futuro “electrificado”, dotado de um amplo espaço interior, de uma elevada autonomia e de um sistema de condução totalmente autónoma. Um leve toque no símbolo da VW colocado no volante bastará para que este se recolha, e para que os vários sensores de laser, ultrasónicos e de radar, juntamente com um conjunto de câmaras, permitam ao condutor eximir-se da sua função, que passa a ser controlada pelo software do sistema.

Tratar-se-á pois, e nas palavras da própria VW, de um fiel representante de uma nova era de mobilidade. Com base nestes dados, e observando a única imagem disponível deste protótipo, em que é possível perceber uma frente bastante vertical, é legítimo concluir tratar-se de algo que, de uma forma simplista, se poderá definir como um “pão de forma” do futuro eléctrico – o que só ajuda a confirmar a tal ligação entre passado e futuro.

Ou seja, o modelo ideal para ser utilizado pela Moia, a divisão do grupo dedicada à mobilidade, nos seus serviços destinados a combater os actualmente oferecidos pela Uber. Tudo aponta também para que, como no I.D. desvendado na capital francesa, o novo minibus da VW conte com dois motores eléctricos (um por eixo) e tracção integral.

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