A recém-criada Waymo, empresa dedicada à condução autónoma integrada no universo da Alphabet, à semelhança da Google, já tinha um interessante leque de clientes para o seu arranque de actividade. Além do próprio automóvel autónomo da Google, no lote incluíam-se ainda a Fiat Chrysler Automobiles (que acaba de revelar o Chrysler Pacifica dotado com este tipo de tecnologia) e a Lucid Motors (que fez saber há poucos dias que o Air, o rival do Tesla Model S, também contará com uma solução da Waymo para a condução autónoma).

Agora, foi a Honda que anunciou o início de conversações com a empresa norte-americana para a integração da sua tecnologia de condução autónoma nos automóveis da marca japonesa. A colaboração técnica entre as equipas de engenharia das duas companhias visa permitir a ambas progredir mais rapidamente na incorporação do software, do hardware e dos obrigatórios sensores nos modelos da Honda.

O acordo em discussão prevê, ainda, a disponibilização à Waymo, por parte da Honda, de modelos modificados que permitam incorporar a almejada tecnologia da condução autónoma, integrando a frota que a Waymo actualmente já tem em testes em quatro cidades dos EUA. Outro dos objectivos determinantes da parceria é garantir que a Honda, em 2020, estará já em condições de oferecer, como é sua pretensão, automóveis capazes de circular de forma totalmente autónoma em auto-estrada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR