Na manhã desta segunda-feira duas contas do Twitter relacionadas com a Sony Music foram hackeadas, alegadamente pelo grupo “OurMine”. Os responsáveis acederam à conta da Sony Music Global e do cantor Bob Dylan e tweetaram que Britney Spears estaria morta: “Britney Spears morreu num acidente! Diremos algo mais em breve. #RIPBritney Captura de ecrã 2016-12-26, às 16.50.48 “, podia ler-se no tweet da Sony Music que foi apagado de seguida. A morte da artista foi de imediato dada como falsa, à CNN, por uma representante da artista.

Captura de ecrã 2016-12-26, às 16.39.25 Captura de ecrã 2016-12-26, às 16.39.10

Segundo o The Verge, o grupo “OurMine” é conhecido por aceder a contas nas redes sociais e agir desta maneira, criando o pânico na Internet, tendo já acedido a contas do diretor do Facebook, Mark Zuckerberg, de Jack Dorsey, diretor do Twitter, e até mesmo da Netflix e da Marvel.

As redes sociais movem grandes massas e há muita gente interessada em usar essa influência de maneira incorreta. Apesar de terem sido grandes nomes que sofreram o ataque às contas do Twitter, não impede que o utilizador comum passe por uma situação semelhante.

Para evitar ao máximo que aconteça, deve seguir alguns dos destes conselhos e, claro, seguir o básico: usar uma password complexa, manter a informação pessoal longe do alcance das redes sociais, ter cuidado com as ligações a que acede e nunca abrir ficheiros de desconhecidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR