O Nissan X-Trail, a versão mais longa e capaz de transportar até sete ocupantes do emblemático Qashqai, até aqui proposto em Portugal apenas com o motor 1.6 dCi de 130 cv, recebe agora a unidade 2.0 turbodiesel de 177 cv e 380 Nm. Com a chegada desta unidade motriz, estreia-se na gama X-Trail também a caixa de velocidades automática de variação contínua Xtronic CVT, a única disponível com a tracção dianteira, ao passo que a variante dotada com o sistema de tracção integral All-Mode 4×4-i pode ser equipada também com uma caixa manual de seis relações.

A chegada do X-Trail 2.0 turbodiesel ao mercado português é tanto mais importante quanto se sabe que, entre nós, mais de 45% das vendas neste segmento são garantidas por modelos equipados com potência que se situam entre os 140 cv e os 180 cv. Igualmente importante, o facto de a versão de tracção dianteira pagar classe 1 nas portagens nacionais.

A variante de tracção integral não usufrui desta “benesse”, mas impõe-se pela maior versatilidade que lhe é garantida pelo sistema All-Mode 4×4-i de última geração. Ao condutor basta seleccionar o modo que mais lhe convém para cada tipo de utilização: 2WD (tracção apenas dianteira, para condução sobre asfalto de boa aderência, de forma a poupar combustível), Auto (o próprio sistema monitoriza as condições de aderência e reparte, automaticamente, o binário entre os dois eixos, para optimizar a tracção) e Modo de Bloqueio 4WD (para enfrentar os obstáculos mais exigentes). Com caixa manual e sistema All-Mode 4×4-i, o X-Trail 2.0 turbodiesel pode rebocar até duas toneladas, sendo a sua capacidade de reboque de 1.600 kg nas versões com caixa CVT, seja com duas ou quatro rodas motrizes.

A introdução deste novo motor no X-Trail foi aproveitada pela Nissan para operar algumas melhorias em toda a gama. Por isso, do lote de trunfos do modelo fazem parte elementos como o portão traseiro de operação eléctrica, o acesso e arranque sem chave, o tecto panorâmico de abertura eléctrica, os estofos em pele com costuras duplas, a iluminação interior por LED, os frisos interiores em preto brilhante com elementos metálicos, os bancos dianteiros aquecidos, os suportes para copos aquecidos e refrigerados ou o sistema de infoentretenimento com ecrã táctil de 7”, rádio digital DAB e sistema mãos-livres Bluetooth com streaming de áudio.

Elemento sempre fundamental num automóvel deste género, a bagageira, cuja capacidade varia entre os 135 litros disponíveis com os sete bancos montados, 445 litros na configuração de cinco lugares e um máximo de 1.982 litros com todos os bancos rebatidos. Neste domínio, referência, ainda, para o sistema de repartição da bagagem, a permitir o ajuste de prateleiras e divisórias em 18 configurações distintas, e que incluem um compartimento oculto que permite manter os objectos mais valiosos longe dos olhares dos amigos do alheio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR