A Aptoide é uma startup portuguesa que funciona como uma alternativa à loja oficial da Google e, chegados ao final de 2016, apresentou a lista das 10 aplicações que registaram um maior número de downloads ao longo do ano, assim como as que se diferenciaram devido ao grau de inovação e utilidade.

Segundo a lista, 2016 foi um ano de grande dedicação ao mercado dos jogos mobile, com o jogo de realidade aumentada Pokémon Go a ocupar o primeiro lugar da lista. Logo de seguida surgem os jogos de conquistas medievais Clash of Clans e Clash Royale, respetivamente em segundo e terceiro lugar da lista.

Mas o ano não ficou marcado só por jogos. Em quarto lugar surge a aplicação Snaptube , que permite fazer o download de vídeos e músicas de diferentes sites, incluindo o YouTube.

Em quinto lugar aparece o jogo Slither.io, onde uma cobra amigável percorre o ecrã atrás de pontos coloridos para crescer e derrotar as cobras maiores.

Uma das funcionalidades mais apreciadas no sistema operativo Android é a liberdade que oferece ao utilizador, permitindo aceder à raiz do equipamento e gerir os documentos ao gosto de cada um. A pensar nos dispositivos que não trazem um gestor de origem ou nos utilizadores que não gostam do que vem instalado no equipamento, surge a aplicação King Root, que ocupa o sexto lugar.

O futebol conseguiu ter um lugar nesta lista com os jogos Dream League Soccer16 em sétimo lugar e Fifa Mobile em oitavo. Uma alternativa à King Root é a aplicação ES File Explorer, que conseguiu o nono lugar. A encerrar a lista, em décimo lugar, ficou o jogo Roblox que permite ao utilizador explorar mundos 3D com outras pessoas num ambiente paralelo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR