Seis anos depois de ter sido apresentado no Salão Automóvel de Genebra, o Lamborghini Aventador conheceu, como já lhe demos conta, a “obrigatória” actualização. Traduzida não somente numa renovação estilística que vai buscar muita da inspiração à versão de topo Superveloce, mas principalmente num aumento de potência de 40 cv e na introdução de um sistema de rodas traseiras direccionais.

No caso do poderoso V12 6,5 litros naturalmente aspirado, o aumento de 40 cv na potência permite-lhe passar a debitar 740 cv, ou seja, apenas menos 10 cv que o atrás referido Superveloce (SV). Mantendo-se o binário nos 690 Nm, tal como acontece no SV.

Quanto à transmissão e apesar dos rumores de que a Lamborghini estaria a ponderar trocar a já conhecida caixa automática ISR de sete velocidades, famosa pela capacidade de passagens em não mais que 50 milésimos de segundo, por uma solução de dupla embraiagem, a verdade é que tal não se confirma e o Aventador continua com a opção original. Tal como mantém a tecnologia de desactivação de cilindros, para assim conseguir maior poupança de combustível.

Novo no superdesportivo italiano é, pelo contrário, o sistema de quatro rodas direccionais que passa a fazer parte do compêndio tecnológico, assim como um sistema de escape que vem reduzir em cerca de 20% o peso da solução anterior. Novidade são também os pneumáticos Pirelli P Zero escolhidos para este Aventador S, o mesmo acontecendo com a suspensão adaptativa e o painel de instrumentos totalmente digital e configurável, alterável segundo as opções escolhidas pelo condutor no sistema de modos condução. O qual, além dos já conhecidos modos Strada, Sport e Corsa, pode vir a contar com uma quarta opção, denominada Ego, através da qual o condutor poderá “brincar” com os diferentes parâmetros configuráveis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[jwplatform 7HKzOAbh]

As primeiras unidades deste Lamborghini Aventador S deverão começar a ser entregues na próxima Primavera, sendo que, especificamente para os amantes das viagens de cabelos ao vento, a esta variante deverá seguir-se o “incontornável” S Roadster.

Os responsáveis máximos pelo design e tecnologia do novo superdesportivo, e o próprio patrão da casa de Sant’Agata Bolognese, desvendam-no em detalhe. Se quiser saber mais, é só clicar.

[jwplatform fctpv0rQ]

[jwplatform X4EuUEhK]

[jwplatform spcbJHxY]