O presidente da EDP Distribuição, João Torres, disse esta quarta-feira que na última década foram investidos cerca de três mil milhões de euros na melhoria da rede elétrica em todo o país. “Foi um plano de investimento muito focado em conseguir uma melhoria da qualidade de serviço (…) e também na correção de assimetrias da rede em termos territoriais, e em ambos os aspetos temos tido sucesso”, apontou.

João Torres falava no concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco, à margem da cerimónia de inauguração da Subestação da Meimoa, infraestrutura que implicou um investimento de três milhões de euros e que está inscrito no referido plano nacional de melhoria da rede.

Segundo explicou, o investimento ao longo destes dez anos permitiu uma melhoria bastante significativa na qualidade do serviço, que fica bem patente, por exemplo, no indicador relativo às falhas de energia:

Passámos de uma média de quase dez horas de interrupção para cinco horas e agora estamos há vários anos na casa dos 52 a 53 minutos”, fundamentou.

O responsável lembrou que o investimento integra a construção de infraestruturas — foram criadas 83 subestações — e a realização de trabalhos diversos nas linhas de média e alta tensão, bem como “uma grande aposta na automação da rede“, ou seja, na capacidade de funcionamento quase autónomo e à distância.

São investimentos que ficam ao serviço da rede e desse ponto de vista mostra que a EDP, sendo uma empresa multinacional, nunca esquece a sua raiz”, afirmou.

João Torres também vincou que parte significativa desse investimento foi realizada nos territórios de baixa densidade, referindo que três quartos das 83 subestações foram construídos exatamente no Interior do País.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR