Modelo que fez história não só nas estradas do dia-a-dia, mas também no desporto automóvel, o Renault 5 Turbo, e mais concretamente a versão mais desportiva, com motor em posição central, foi um dos automóveis que, nos idos anos 70 e 80, fez as delícias e sonhos de muitos aspirantes a pilotos!

Com uma produção total que terá rondado as 5.000 unidades, 3.200 das quais correspondiam à versão Renault 5 Turbo II, a verdade é que, passadas várias décadas e com o modelo já elevado à categoria de clássico particularmente desejado, são já raras as unidades que vão aparecendo para venda. Com a grande maioria dos proprietários a preferir manter a sua “jóia”, ao invés de abdicar de um desportivo que marcou não só o percurso da marca francesa Renault, como o próprio desporto automóvel.

Contudo, em Paris, acaba de surgir o inesperado: um Renault 5 Turbo II de 1983, com matrícula da Bulgária, não apenas num estado que mais se assemelha a novo, como com quilometragem a condizer: 5.900 km. E que o actual proprietário se prepara agora para levar a leilão, já no próximo dia 8 de Fevereiro.

Recorde-se que o Renault 5 Turbo começou por ser produzido na fábrica da Alpine, em Dieppe, antes de ser transferido para Haren-Vilvoorde. Durante o período em que se manteve em produção, o modelo conheceu duas gerações, Turbo I e Turbo II, sendo exactamente uma unidade da segunda geração, que agora vai a leilão.

Como principal argumento deste desportivo compacto, um motor de quatro cilindros com 1.397 cc. de cilindrada, que, apurado por um sistema de injecção Bosch K-Jetronic e um turbo Garrett T3, anunciava 160 cv de potência. Isto, para um conjunto cujo peso não chegava aos 1.000 kg. Igualmente a ajudar ao desempenho, suspensões específicas, a par de uma tracção traseira, contribuíam para longos momentos de emoção ao volante.

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