A restrição à circulação de veículos consoante a matrícula, imposta esta quinta-feira em Madrid, deverá terminar ainda esta semana, prevendo-se que sexta-feira já possam circular todos os veículos na capital espanhola. Segundo o jornal espanhol El Confidencial, o nível de poluição, que motivou a restrição, diminuiu esta quinta-feira devido à redução do trânsito em Madrid, pelo que o nível de alerta voltará a baixar, continuando a ser proibido estacionar na zona central da cidade.

A imposição da redução do número de carros consoante a matrícula (em dias ímpares só circulam matrículas ímpares e em dias pares só circulam matrículas pares) fez com que esta quinta-feira os veículos com matrícula par estejam impedidos de entrar na cidade. Até às 10h00 da manhã, a M-30 (principal via rápida que serve Madrid) registou uma diminuição do número de veículos superior a 8%.

A medida faz parte da terceira fase do plano de combate à poluição do ar na cidade e foi ativada depois de ter sido passado o limite de 200 microgramas de NO2 (dióxido de azoto) por metro cúbico de ar durante duas horas consecutivas. Segundo a mesma publicação, esta manhã o nível já desceu abaixo desse valor, pelo que a autarquia tornará a ativar apenas a segunda fase do plano, que impede o estacionamento no centro da cidade aos não moradores, e impõe uma velocidade limite de 70 quilómetros por hora.

Proibição não afeta carros da Uber nem da Cabify

Entretanto, a proibição imposta para esta quinta-feira foi levantada, por um juiz de Madrid, para todos os veículos ao serviço de plataformas como a Uber ou a Cabify. Trata-se, segundo o El Español, da primeira decisão judicial contra a autarquia devido às restrições por motivos ambientais. No entender do juiz, do tribunal administrativo número 10 da capital espanhola, a restrição foi suspensa para aqueles veículos “para que se permita a circulação dos veículos de aluguer com condutor nos mesmos termos que para os táxis”.

Os veículos ao serviço destas plataformas continuam, no entanto, impedidos de estacionar na zona central (a parte da cidade rodeada pela M-30) enquanto esperam por clientes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR