Fazer compras online está na moda e apenas à distância de um clique. E um clique foi o que bastou para uma menina de seis anos gastar 250 dólares – cerca de 237 euros – em compras na Amazon, às escondidas da sua mãe que dormia no sofá. De acordo com o USA Today, Ashlynd Howell, uma menina que vive no Arkansas, conseguiu desbloquear o telemóvel com a impressão digital da mãe, sem que esta se apercebesse, acedeu à aplicação da Amazon e resolveu fazer umas “pequenas” comprinhas.

Os pais da menina não deram por nada. Só se aperceberam do ocorrido quando começaram a receber emails de confirmação e notificações acerca das compras feitas, que resultaram em 13 brinquedos. Inicialmente, os pais de Ashlynd pensaram que tinha sido um hacker a aceder à sua conta, mas a pequena fez questão de explicar-lhes tudo. “Estive a fazer compras mamã, não te preocupes porque em breve vai chegar tudo a casa”, disse a menina.

Os pais de Ashlynd contactaram de imediato a Amazon mas, dos 13 brinquedos comprados, apenas quatro puderam ser devolvidos. A menina ficou com os restantes brinquedos, que eram na sua maioria peluches do Pokemon.

A possibilidade dos mais pequenos terem acesso a dispositivos móveis e conseguirem fazer compras online tem gerado alguma controvérsia. Neste sentido, a BBC conta que a Amazon já foi obrigada, há cerca de um mês, a reembolsar o dinheiro de parte das compras feitas por crianças, sem o consentimento dos pais, através de aplicações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR