A Polícia de Segurança Pública está a colocar barreiras para impedir a passagem de veículos pesados nas zonas onde se esperam milhares de pessoas na noite de passagem de ano, em Lisboa e no Porto. Segundo afirmou ao Observador o porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa, em torno da Praça do Comércio vão ser montados “carris metálicos, carris anti-veículos, para evitar situações como a de Berlim”, onde um atentado terrorista — levado a cabo por um homem que conduziu um camião contra um mercado de Natal — matou 12 pessoas e deixou 48 feridas em estado grave.

No Porto, o mesmo sucede em torno da Avenida dos Aliados, onde estão também a ser colocadas barreiras de betão, para evitar o mesmo tipo de situação, confirmou ao Observador fonte da PSP.

Em declarações ao Jornal de Notícias, o Ministério da Administração Interna refere que, apesar de existirem estas medidas, o nível de alerta de atentado terrorista em Portugal mantém-se sem alterações.

Na capital, mais precisamente na baixa da cidade, serão criados três perímetros de segurança e o reforço de agentes na rua pode ascender às duas centenas. Estarão na rua agentes do Corpo de Intervenção, equipas de intervenção rápida e elementos da divisão de trânsito. O perímetro mais alargado estende-se até à zona do Rossio, onde serão visíveis os elementos do Corpo de Intervenção. À medida que o perímetro vai encurtando, chegando mais perto da Praça do Comércio, a presença das forças de autoridade será menos visível, mas nem por isso em menor número.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É na zona da baixa pombalina que se concentra o maior número de efetivos, mas nem por isso será descurado o policiamento, com reforço, noutras áreas da capital.

A PSP adverte as pessoas para que não levem carros para as zonas das festividades, nem carreguem objetos de grande valor, assim como quantias avultadas de dinheiro nas malas.

Ruas cortadas em Lisboa

O trânsito na Baixa de Lisboa vai sofrer alguns condicionamentos este sábado à noite devido aos concertos inseridos nas festividades da passagem do ano, mas o Metro vai funcionar toda a noite, indicou a Câmara Municipal.

Em comunicado, a autarquia avisa que a circulação automóvel vai ser interrompida a partir das 18h00 na Avenida Infante D. Henrique, Avenida 24 de Julho e na zona envolvente ao Rossio, Praça da Figueira e Terreiro do Paço, onde se vão realizar os concertos de Rui Veloso e Agir.

O trânsito será reaberto “logo que estejam garantidas as condições de segurança viária e pedonal, após a limpeza dos arruamentos envolventes”.

O Metropolitano de Lisboa vai manter a Linha Azul em funcionamento durante toda a noite, estando abertas as estações da Pontinha, Colégio Militar, Jardim Zoológico, Praça de Espanha, Marquês de Pombal, Restauradores, Baixa Chiado e Santa Apolónia.

A estação Terreiro do Paço encerra pelas 23h45 e as restantes linhas e estações da rede metro encerram no horário normal (01h00).

No domingo, na sequência do concerto de Raquel Tavares, o trânsito vai ser cortado entre as 16h00 e as 20h00 na Avenida Ribeira das Naus.

Times Square “fechada” por dezenas de camiões do lixo

A preocupação com a segurança na noite de Ano Novo estende-se a várias cidades do mundo. Em Nova Iorque, mais exatamente na Times Square, onde milhares de pessoas festejam a entrada do novo ano, serão colocados, em torno da praça, dezenas de camiões do lixo carregados de areia para impedir o acesso à zona onde são esperadas dois milhões de pessoas. Polícias armados, cães, helicópteros em grande número tornarão a passagem de ano em Times Square, diz a polícia de Nova Iorque, “no evento mais bem policiado e com maior proteção no mundo”.

Serão cerca de sete mil polícias. É proibido levar guarda-chuvas, malas grandes e o consumo de álcool está banido.