Há comportamentos que, de tão básicos, nem precisam de ser recordados. Ou não deviam precisar. Mas a verdade é que, não raro, o ser humano tende para atitudes difíceis de compreender. No caso presente, acabando por dar razão a todos os que defendem que um automóvel será tanto mais seguro quanto menor intervenção humana.

Embora seja da mais elementar lógica que um semáforo vermelho é, necessariamente, para parar (as raras excepções permitidas são igualmente fáceis de descortinar…), não falta por aí quem, na prática, considere estar dispensado de tal obrigação. E foi por isso que a ATS (American Ttraffic Solutions), empresa norte-americana dedicada ao fornecimento de câmaras de segurança, decidiu compilar as mais inusitadas imagens de quem, nos EUA, não obedeceu a uma das mais importantes regras da circulação rodoviária, e respectivas consequências… Com um pormenor curioso: o estado da Florida teve direito à sua própria compilação.

https://www.youtube.com/watch?v=K8FxSq7rIg4

Há de tudo para ver. Peões em pânico na passadeira, ciclistas não menos atemorizados, e uma plêiade de incautos condutores abalroados (ou forçados a abalroar) os inconscientes prevaricadores. Havendo, até, os que tiveram a “sorte” de embater directamente em carros da polícia!

https://youtu.be/Z52L6jGdSkY

Por cá, como as câmaras deste género não servem outro propósito do que controlar o “diabólico” excesso de velocidade, eterna causa de todos os males da (in)segurança rodoviária lusa, não é possível comprovar, sem margem para dúvidas, como seriam as coisas em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR